quinta-feira, 23 de maio de 2013

Pão e Circo!


Pão e circo!

Paulo Lucio – Carteirinho
Membro do Movimento Vermelho de Cataguases

Pão e circo foi uma política criada pelos antigos romanos que previa o provimento de comida e diversão ao povo, com objetivo de diminuir a insatisfação populares contra os governantes.

Cito essa prática política  para tratar da  possível  saída da Biblioteca Ascânio Lopes da Pç Dona Catarina, onde o local se utilizado para realização de eventos e festas.

Isso mesmo nobre leitor. A velha política do Pão e Circo.

Vão retirar do povo a Biblioteca, o acesso ao livro, à educação  para fazer eventos. Para onde irá a Biblioteca? Não se sabe.  Pouco importa. Pra que se importar com livros? Educação? Vamos fazer eventos: Pão e Circo para o povo.

Recentemente, tivemos  rumores de que a Estação Ferroviária seria sede do  Quartel da PM, agora mais essa. Agora a retirada da Biblioteca. O que mais está por vir? São esses os planos desse governo para o futuro, acabar com o patrimônio, com a educação e a cultura? Vale destacar que corremos o risco de perder o cinema, que não está funcionando. 

Será que esse governo e secretários querem ser  lembrados pelo fim do Cinema e da Biblioteca?:  Automaticamente, fim da Cultura e da Educação.  Acredito que não. Espero que pensem no futuro  e que lutem pelo Cinema e pela Biblioteca.

Não podemos aceitar a retirada da Biblioteca da Pç Dona Catarina. Demoramos para conseguir um espaço como aquele, no centro da cidade, amplo, arejado.   E agora abrir mão. A Biblioteca que já passou por vários lugares, agora corre o risco de sair novamente. Daqui a pouco ninguém saberá onde fica  a Biblioteca.  Afinal, uma hora tá aqui, outra ali, depois lá.

Isso se não acabar de vez  com a Biblioteca. Talvez a idéia seja essa. Pra que livros? Educação? Vamos investir em eventos: Pão e Circo para o povo.

Faço um apelo as nossas autoridades, pedindo para que mantenha a Biblioteca e o Proler onde está. Procurem outro  espaço para eventos. Eventos esses que raramente acontecem. Nem são tantos assim.  Dessa forma,  não precisamos de um local próprio para eventos. Ainda mais quando temos na cidade excelente locais. Como a Estação, o auditório da Policlínica, a Câmara, os Centros Culturais, os hotéis....

Não queremos a política de Pão e Circo, o povo não é palhaço. 

Nenhum comentário: