segunda-feira, 6 de maio de 2013

Dívida INSS

Por Alexandre Soares 

Acho que vou ter que desenhar para que alguns vereadores entendam a questão da dívida da prefeitura porque estão distorcendo e manipulando informações. 

Vamos por partes. 

Pra começar que o dívida do INSS não paga dos meses de Agosto, Setembro e Outubro do ano passado era de 2.755.394,87, financiados em 48x (quarenta e oito parcelas) e não em 30 anos. Com esse financiamento a dívida foi para 5.014.099,01. Ou seja, o município e toda a sua população terão que pagar 2.258.704,14 de juros. Esse dinheiro dava pra pagar o cinema e ainda sobrava um bom troco né?
Essa dívida será paga em 48x de 104.460,40. Um bom dinheiro né não?

Especificamente o que chama a atenção para esse ponto da dívida, é que ela não era necessária. Primeiro pq era obrigação do ex pagar. segundo que nesse período foi usado dinheiro da compra do leilão dos imóveis para pagar obras. Ora, se era pra usar um dinheiro que tinha um propósito em outro lugar, pq não pagaram o INSS deveria ser prioridade? Ah é... tinha eleição.

Segunda parte da dívida do INSS. APÓS AS ELEIÇÕES E JÁ SABEDOR DO RESULTADO, o ex-prefeito resolve também não pagar o INSS de Novembro, Dezembro e o 13o. Salário. Deixando como restos a pagar.

Aqui vemos uma manobra política maldosa. Deixou de pagar de forma proposital. Para engessar a prefeitura no início do seu governo. Além de ser obrigação do ex pagar o INSS, a prefeitura tinha dinheiro para pagar o INSS já que continuou a pagar obras. O INSS não permite novo financiamento. Então é pagar, ou pagar.

Bom, dos restos a pagar, ficaram 4.546.888,06. Desse montante a prefeitura pagou 2.638.853,77.. ai os senhores vereadores falam que tá tudo bem, que tá pagando. 

Verdade. Estão pagando. Porém, se não tivesse a dívida, poderiam estar pagando o piso do professores. Poderiam ter reformado todo o IDAIC, poderiam ter feito outras obras. A população está sendo penalizada. Além é claro dos 104 mil todo mês que deixam de ser aplicados na cidade (com o financiamento do INSS lá de cima). Então não venham com essa balela de que tá tudo bem. Não está.

E por que insisto tanto nesse assunto? Vai mudar a dívida da prefeitura? 
Não. Não vai. Ela irá continuar lá do mesmo jeito. 

Porém, tenho dois motivos para bater na mesma tecla, e irei, até que os senhores vereadores tomem uma atitude correspondente ao que se espera deles. 
Primeiro que isso mostra as dificuldades de início de governo para realizar compromissos. Então é show para o público ficar cobrando promessas de campanhas. Os senhores não são amadores, e sabem muito bem da situação da prefeitura. Não dá pra fazer muita coisa até que as finanças estejam em ordem. Então parem de show de cobrar que se cumpra todo o programa em 4 meses. Depois que as contas estiverem em ordem ai sim, iremos ver se o atual prefeito está mesmo comprometido em realizar o que prometeu. Depois de equacionar as dívidas a curto prazo e conseguir recuperar alguma coisa da dívida ativa, terá todas as condições de realizar seu plano de governo e serei seu maior cobrador. Podem apostar. 

Segundo, que políticos que têm essas atitude, maquiavélica, premeditada, não está pensando na população. Não está NEM AI PRO POVO. ESTÁ PENSANDO NO SEU UMBIGO. E esse tipo de político precisa ser EXTIRPADO da política. A população precisa saber quem são esses que, verdadeiramente TRAEM o povo e usam o dinheiro público para seus interesses políticos.

Nenhum comentário: