quinta-feira, 16 de maio de 2013

Audiência Pública - Estrada dos Distritos


Audiência Pública dia 16 de Maio de 2013.

Audiência solicitada a pedido do vereador Joãozinho de Vista Alegre para tratar de assuntos relacionados às possibilidade  do Município  de Cataguases, em firmar convênio com o Governo do Estado de Minas, Programa Caminho de Minas, objetivando pavimentar  com massa asfáltica as estradas que ligam Cataguases aos Distritos.

Além dos vereadores, esteve presente na Audiência o Prefeito Cesinha, Secretário de Obras Alberico Dutra de Siqueira Filho, Fábio Elias ( Assessor do Deputado Federal Gustavo Perrella e do Senador Zezé Perrella), membros do governo, lideranças locais, com destaque para Alexandre Soares e Maguinho, além dos moradores dos distritos.

Destaco a fala dos vereadores Walmir e Titoneli.


- Walmir foi muito técnico e levou para a audiência diversos números e dados concretos  bem detalhados sobre o Caminho de Minas. Destacando  as  cidades da região que  foram contempladas, citando as quilometragens de asfalto que cada uma delas conseguiram. Dessa forma, Cataguases deve buscar meios para também ser contemplada e assim resolver os problemas dos nossos distritos.

- Titoneli foi muito político e aproveitando a presença do Fábio Elias ( Assessor do

Deputado Federal Gustavo Perrella e do Senador Zezé Perrella) deixou claro que os cataguasenses só irão votar e apoiar os candidatos que se comprometerem com Cataguases, enviando recursos e emendas. Lembrou que ano que vem é ano de eleição e que a população deve escolher bem seus candidatos,  que devem abraçar as demandas da cidade.  Se quiserem voto terão que fazer pela cidade e essa questão dos distritos é uma demanda que tem um grande impacto na eleição.

Destaco também as falas do público presente.

- Alexandre Soares trouxe para o debate a questão da estrada da Empha, onde também foi muito técnico, mostrando ser um conhecedor do assunto, apresentando números e dados. Sugeriu que essa questão da Empha entrasse na pauta de negociações.

- Vereador Vinícius, outro conhecedor do  caso envolvendo a Estrada da Empha argumentou no  sentido de tentar colocar essa estrada na Programa Caminhos  de Minas.

- Robson Silva, morador de Cataguarino, comentou sobre a importância dessas estradas no sentido de geração de empregos, citando que muitas empresas deixam de se instarem na região por falta de infraestrutura. Conforme também defendeu outros moradores.


Também fiz uso da Palavra, onde parabenizei os vereadores por fazer essa Audiência Pública, levando esse debate para a Casa do Povo, permitindo que o povo manifeste. Esse é o papel do vereador, debater sobre assuntos que afetam nossa cidade, coisa que não vinha acontecendo, já que muitos vereadores adotaram o uso de leis autorizativas, ao invés de fazer audiências públicas debatendo as demandas do nosso povo. Acham que a lei autorizativa vai resolver os problemas sem um debate mais detalhado.

 Também fiz críticas, tendo em vista que faltou mais detalhes sobre as estradas, como a  quantidade de ruas, quilometragem, custo da obra, quantidade de moradores....

Em relação as estrada, comentei que a deputada federal Margarida Salomão também vem abraçando essa demanda, principalmente, o caso da Empha, onde ela fez uma reunião com o Diretor do Denit a fim de obter informações a respeito.

Por falar na Deputada, amanhã, em Juiz de Fora,  acontecerá uma reunião com o Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), com a presença do Secretário Municipal de Meio Ambiente , José de Alencar Pinto Farage, e outras lideranças cataguasenses, onde também estarei presente. E levarei alguns propostas, como o projeto Caminho da Roça (nome sugestivo e respeitoso aos moradores dos distritos), visando melhorar as estradas além de fornecer um ônibus ou outro meio de transporte para os produtores rurais, no mesmo moldes do Caminho da

Escola. Esse projeto foi muito elogiado pela deputada quando esteve presente em Cataguases e faz questão de ampliar o debate nesse sentido, visando criar um Programa a nível Federal para atender os moradores do interior e dos distritos.

Nenhum comentário: