sábado, 18 de maio de 2013

Encontro em JF, com o MDA

Participei ontem, em Juiz de Fora, do encontro com membros do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), da Caixa Federal e diversas autoridades. Com destaque para a presença da Deputada Federal Margarida Salomão.

Destaco também as autoridades locais, em especial o Secretário de Assistência Social, Vanderlei Pequeno, o Secretário de Meio Ambiente, Jose de Alencar Farage,  e o vereador do PT de Leopoldina, Oldemar Montenari.  

Não poderia deixar de registrar a presença de lideranças locais, Irmã Beth e Iolanda de Leopoldina, Matheus Souza, Rogério Tobias Norte (PM), Anaína Pires, Gracinha da EMATER e diversas mulheres da Associação das Mulheres Rurais de Cataguases.

No encontro foi apresentado e debatido os Programas e Projetos do Governo Federal voltados para a questão agrária, muito forte na região.  A reunião foi no sentido de esclarecer mais sobre esses  projetos e programas, visando ampliar o acesso.

As autoridades presentes se colocaram a disposição para a ajudar na elaboração de projetos para as prefeituras, sindicatos rurais, associações e cooperativas.

Como técnico em Agropecuária já conhecia muitos desses projetos, porém, fiquei surpreso com a quantidades de programas e projetos que não conhecia, além de programas que em breve serão implantados.  Destaco a iniciativa do Governo Federal que enviará para as cidades com menos de 50 mil habitantes uma retroescavadeira, um caminhão e um trator,  que servirá para o melhoramento das estradas rurais e também para uso dos pequenos produtores nas propriedades.

Em relação a Cataguases,  temos projetos habitacionais para construções de casas para os produtores, que terão direito até R$ 28 mil, através do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), do Minha Casa Minha Vida, do PAC Rural, onde o produtor pagará apenas 4% desse valor, sendo ainda parcelado.    Sete produtores serão contemplados e já estão elaborando projetos para mais produtores. Esses projetos estão sendo elaboradores com ajuda da EMATER e Secretaria de Meio Ambiente.

Aproveitei para comentar sobre uma projeto e um programa voltado para as estradas e transporte no campo, o Caminhos  do Campo. Uma junção do Projeto Caminho da Escola do Governo Federal, que fornece transporte gratuitos para os alunos, doando para as prefeituras ônibus. E também o Projeto Caminho de Minas que está pavimentando várias estradas de Minas. No meu projeto, Caminhos do Campo, visa conseguir verba para reformar as estradas rurais e ao mesmo tempo fornecer um meio de transporte público, um ônibus, para os Distritos. Esse projeto foi visto com bons olhos, mas é preciso diversos debates nesse sentido.  

O encontro foi excelente e voltamos com muitas informações e que com certeza serão importantes para o melhoramento da questão agrária em nossa cidade.




Nenhum comentário: