sexta-feira, 28 de junho de 2013

Joãozinho faz juz ao codinome “Vista Alegre”!

Joãozinho faz juz ao codinome “Vista Alegre”!

Paulo Lucio - Carteirinho


Há tempos, acompanho o Legislativo. Estou sempre presente nas Sessões da Câmara. Fiscalizo o trabalho dos vereadores. Sou o fiscal dos ficais do povo. Faço relatório das Sessões, onde publico no meu blog -Blog do Carteirinho (http://paulolucio.blogspot.com.br/) – e no facebook. De uns tempos pra cá, cometei a dar notas aos vereadores, analisando a atuação na sessão. Para isso, criei uma regra, onde analiso os projetos apresentados, requerimentos, debate, atrasos, saída mais cedo... .

Alguns vereadores se destacam mais, tem um maior conhecimento técnico e jurídico, com isso, debatem mais. Outros quase não abrem a boca, preferem escutar e votar.
Vale destacar que falar até papagaio fala. Sem contar que muitas das vezes é melhor se ficassem calados.

Mas o trabalho do vereador não é somente nas Sessões. Essas acontecem apenas uma vez na semana. O trabalho do vereador é diário. Não tem hora. Muitas das vezes silencioso, quando se trata de uma investigação, denúncia. Dessa forma, muitos vereadores atuam nos bastidores. Articulando. A articulação é uma das principais ferramentas do vereador.

Por falar em articulação, o vereador João Manoelino da Silva Bolina, mais conhecido como Joãozinho de Vista Alegre, vem se mostrando um grande articulador. Comprovamos isso através da Audiência Pública para tratar das estradas rurais, visando inseri-las no Programa Caminho de Minas. Compareceram diversos moradores dos cinco distritos, além de autoridades, como o Prefeito e assessor de Deputado e Senador e lideranças locais. Joãozinho fez um belo trabalho de articulação.

Por falar em distrito, mesmo com o recesso da Câmara, Joãozinho continua trabalhando e articulando. No dia 03 de Julho farpa um encontro com moradores de Cataguarino para uma explanação de todos seus projetos direcionados aos Distritos, conforme fez em outros distritos. Joãozinho está prestando contas do seu mandato junto a sociedade.

Não poderia deixar de citar as cirurgias de cataratas. A grande conquista do mandato do vereador Joãozinho, que em menos de 6 messes conseguiu com que mais de 230 pessoas fossem operadas. Além de ter agendado para mais 200 cirurgias. Ou seja, quase 500 cirurgias num curto prazo de tempo. Lembrando que no ano de 2012, foram feitas apenas 25 cirurgias.

Como Joãozinho conseguiu tantas cirurgias? Através de uma articulação política com o Deputado Federal Gustavo Perrela e o Senador Zezé Perrela, realizando as as operações no Hospital São Geraldo, em Sabinópolis, na região do Vale do Rio Doce, mais de 500 km de distância.

A distância não é problema. É bem menor do que o tempo que muitos aguardavam na fila. Alguns já sem esperanças. O problema são as críticas. Alguns críticos de plantão andam dizendo que isso é uma política assistencialista e criticam Joãozinho.

A iniciativa de Joãozinho não tem nada de assistencialista. Afinal, em nenhum momento Joãozinho quer tirar proveito dessas cirurgias. Mesmo sendo de oposição, fez questão de fazer envolver o Executivo, que ficou responsável pelo transporte dos pacientes. Joãozinho articulou com o prefeito Cesinha, que só tem a agradecer, afinal, essas cirurgias eram promessas de campanha, e o prefeito não sabia como cumpri-las. Outro que também agradece é o Secretário de Saúde, Alexandre Castellar, que fez questão de ir pessoalmente em Sabinópolis acompanhar essas cirurgias.

Joãozinho foi mais longe, ou melhor, mais perto. Articulou com o Doutor Breno, médico responsável pelas cirurgias, um convênio com o Hospital de Asfolfo Dutra, trazendo para mais perto essas cirurgias. Com isso, a cidade de Asfolfo Dutra será referência na região, atendendo a mais de 190 cidades.

Porém, tem político cego de raiva e tenta atrapalhar que essas cirurgias aconteçam.
Como diz um radialista citando os moradores da rua do Capim, em Cataguarino, “Vão mi” desculpar, mas tem político morrendo de ciúmes da iniciativa de Joãozinho. E tentam impedir essas cirurgias. Por que impedir essas cirurgias? Atrapalhar? Será fim dessas cirurgias? Quem faz isso merece apanhar de correa. Isso não é coisa de guerreiro. As cirurgias são uma beleza para quem precisa. Os vereadores e políticos deveriam parabenizar e ajudar Joãozinho.

Nesse mato tem lobo. Estão querendo castrar as cirurgias. O que vão ganhar com isso? Votos? Será que os votos são mais importantes do que a saúde das pessoas? Alguns políticos estão “cegos” pelo poder. A população está vendo tudo e irá mostrar nas urnas e nas manifestações nas ruas e redes sociais.

Joãozinho não deixe as críticas e artimanhas políticas afetarem seu trabalho. Continue com sua articulação e ensinando como se faz política. O brilho do seu trabalho está cegando algumas pessoas, que querem que Cataguases fique nas trevas. Lute pela nossa cidade. Pelas cirurgias de catarata.

Ao conseguir as cirurgias de catarata, Joãozinho fez juz ao codinome Vista Alegre. As pessoas que foram operadas estão alegres e só tem a agradecer pelo empenho do vereador Joãozinho.

Foram tantas cirurgias, que até proibiram Joãozinho de Vista Alegre de ir em Foz do Iguaçu, pois se ele for lá, acaba com as cataratas de Foz de Iguaçu.

Parabéns Joãozinho de Vista Alegre. Nota 10 pra você !

Nenhum comentário: