domingo, 23 de junho de 2013

Manifestação no cinema

Muitos estão perguntando sobre novas manifestações. E nesse momento há um grande debate, onde se questiona se devemos seguir o movimento nacional ou abraçar causas locais.

Em relação ao movimento nacional, faço uma leitura diferente dos demais, onde acham que as manifestações duraram por muito tempo. Não vejo dessa forma. Vejo que é uma montanha russa, uma hora sobe, outra desce.

O movimento terá uma crescida e uma descida, tendo em vista as manobras do governo. Por exemplo, a questão das passagens, onde muitos governantes voltaram atrás nos aumento. Com isso, ,manifestantes do movimento passe livre, que iniciaram as manifestações anunciaram o fim dos seus protestos. Porém, muitos dos manifestantes abraçam novas reivindicações. Dentre elas, a PEC 37, onde os políticos, malandramente, adiaram a votação.

Como vimos, a manifestação tende a dar uma diminuída. Normal, conforme citei, é uma montanha russa. Destaco também que chega um ponto que vai enjoar de vê as mesmas cenas: paralisação do trânsito, passeatas, gritos de guerra, além dos casos de vandalismo e violência, claro que são praticados por uma minoria, porém, divulgados pela maioria das mídias, onde sabemos que são patrocinados pelos governos, banqueiros, empresários e patrocinadores da Copa. Ou seja, vão começar a serem contra as manifestações, ainda mais quando são atacadas.

O que eu quero dizer? O movimento nacional passa por um momento de questionamentos. Onde terão que mudar sua estratégia. E o que irão fazer? Reivindicar sobre o quê? O que não falta são demandas. Porém, cada um pensa diferente. Por exemplo, muitos são favoráveis ao casamento de pessoas do mesmo sexo, muitos são contra. Muitos a favor da legalização da maconha, outros contra.
Aborto, diminuição penal... . Dentro do movimento tem diversos pensamentos. O que é bom, mas ao mesmo tempo ruim. Como vamos pra rua sem saber o que realmente queremos?

Dessa forma, será muito difícil conseguir manter por muito tempo esse movimento nas ruas. Até pode, mas vai ser uma coisa vazia. Cada um por si não resolve. Vira anarquia. E sabemos que não é o melhor caminho.

Vejo que o recado já foi dado. Qual é o recado? O povo acordou. Os políticos entenderam. Viram a força do povo. E sabe que para o povo voltar a fazer novamente os protestos nada custa. Recado dado. E agora?

Vejo que esses movimentos não podem parar. Devemos continuar a nível nacional, mas também focar nas demandas locai, reivindicações municipais. Se queremos mudar o país, devemos começar pelas cidades.

Trazendo esse debate para a cidade de Cataguases, temos diversas reivindicações, muitas delas não serão lembradas a nível nacional. Cabe a nós fazermos isso.
Abraçar nossas demandas.

E para começar, devemos pegar uma simples e ao mesmo tempo importante. Já que não adianta achar que vamos resolver todos os problemas, principalmente os mais difíceis. Não será somente indo as ruas. Tem um debate mais amplo.

Devemos lutar por coisas que realmente possamos resolver. Por isso insisto na questão da reabertura do cinema, inclusive foi um dos temas mais cobrados pelos manifestantes.

O que devemos fazer? Primeiramente, cobrar dos nossos vereadores para que fiscalizem onde foram gastos o dinheiro da venda dos 3 imóveis, que deveriam ser utilizado para compra do cinema. Cadê o dinheiro? Onde investiram? Por que não compraram o cinema? Os vereadores devem dar essa resposta para a população.

Cabe a população continuar manifestando. Em relação ao cinema, não precisamos sair em passeata, fazer cartazes, gritos de guerra. O que podemos fazer? Muito simples. Vamos assisti filmes.

Isso mesmo, fazer Sessões na Pç Rui Barbosa, em frente ao cinema. Cinema na rua. Com isso, mostraremos para nossas autoridades que realmente queremos o cinema funcionando. Existe outra forma melhor para comprar isso?

Como os organizadores do Acorda Brasil - Cataguases, são muitos ligados a cultura, principalmente ao cinema, produção de vídeos, onde conseguem facilmente toda aparelhagem necessária, vejo que essas Sessões seriam a melhor forma de manifestar.

Vamos assisti filmes, documentários, desenhos, curtas... por que não, feitos pelos Cataguasenses. Vamos fazer isso até a prefeitura reabrir o cinema. Até lá, vamos mostrando para o setor público que realmente queremos o cinema.

Vamos manifestar por questões da cidade ou vamos acompanhar a manifestação nacional, que não sabemos de fato o que pensam. O que querem.

Eu já entendi o recado. O recado dessas manifestações é o seguinte: O povo acordou e vai cobrar dos políticos soluções para os problemas. Temos vários. Sendo um deles o cinema. Então vamos cobrar.

O que acham? Vamos brigar por causa nossa ou vamos discutir sobre a PEC 37, sendo manipulados pela mídia e por grupos favoráveis a intervenção do judiciário e não a manifestação popular.

Nenhum comentário: