quarta-feira, 30 de setembro de 2009

27º Sessão da Câmara Municipal de Cataguases

Cataguases, 29 de Setembro de 2009.


A sessão começou às 19:00 horas, presente 8 vereadores, Boiadeiro e Schelb chegaram atrasado, 19:10 e 19:30 horas respectivamente.

*Ofícios :

1) O Vereador Pequeno solicita o uso da Câmara, no dia 3 de Outubro, para o encontro com o Deputado Federal Reginaldo Lopes, que virá a Cataguases lançar sua pré-candidatura e tratar de outros assuntos.

2) O Vereador Pequeno solicita Audiência Pública, no dia 14 de Outubro, às 17:00, para tratar dos problemas de descriminação contra os homossexuais.

3) O Vereador Canecão solicita Sessão Solene, no dia 27 de Outubro, referente ao dia dos Evangélicos.

Decretos de Lei:

1) 16/2009 – Concede título de cidadão honorário o senhor, Manoel Geraldo de Souza. Vereador Eduardo Shelb.

2) 17/2009 - Concede título de cidadão honorário o senhor, Elcio Rodrigues Ferreira. Vereador Boiadeiro.

3) 18/2009 - Concede título de cidadão honorário o senhor, Jose Maria Alvareda Fernandes. Vereador Boiadeiro.

Projetos para Votação:

DO LEGISLATIVO:


1) PROJETO DE LEI Nº 25/2009 – Dispõe sobre denominação de “Josué Inácio Peixoto” a próprio do Município de Cataguases. Vereador VICENTE DE PAULO DIAS.
(Esse projeto nomeia a nova Creche, localizada no Almoxarifado, que se chamará Josué Inácio Peixoto).

Em votação: Aprovado por todos.

PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 06/2009 - Altera o Artigo 150 do Regimento Interno da Câmara Municipal de Cataguases, criado pela Resolução 01 de 18 de outubro de 1994 – MESA DIRETORA .

(Esse projeto prevê a mudança das Sessões da Câmara, de terça-feira para quarta-feira).

- Guilherme autor do projeto, pediu retirada do projeto. Com isso as Sessões continuará às terças-feiras. Em sua fala, sugeriu que a mesma começasse às 18:00 horas.

REQUERIMENTOS:

Nº 55/2009 – Requer do Poder Executivo o que segue: Quais providências foram (ou estão sendo) tomadas para retirada do obstáculo impropriamente construído dentro das vias públicas: Av.Cel. Antônio Augusto de Souza, na Vila Tereza, mais precisamente ao lado do Sacolão e Travessa 13 de Maio, Centro. Vereador GUILHERME VALLE DE SOUZA.

Em votação: Aprovado por todos.

Nº 56/2009 – Requer do Poder Executivo o que segue: Informe nome, endereço e CNPJ das empresas que tem alvará para atividade de exploração e/ou comercialização de Areia e Pedra Brita nesta cidade. Vereador GUILHERME VALLE DE SOUZA.

Em votação: Aprovado por todos.

Moção de Congratulação:

1) Charles Henrique Coelho – Beleza
2) Maria Márcia Araujo da Silva – Beleza

Grande Expediente:

- Antônio Jorge subiu na tribuna e falou sobre dois assuntos. O primeiro referente o cancelamento da Expo Fest, no bairro BNH. Antônio Jorge não entrou no mérito do processo, apenas citou sua preocupação, tendo em vista que, esse cancelamento abre brechas para intervir em outras festas, como o Carnaval, Festa da Santa Rita e outras que acontecem na cidade. Citou que a cidade carece de festas e lugares para sair, e de forças políticas. Comparou com outras cidades, inclusive alguns distritos, que possuem Parque de Exposição, enquanto Cataguases não tem um lugar próprio para realizar eventos. Com isso a cidade vai ficando para trás.

O segundo assunto, falou sobre a PEC 58, onde os deputados tiraram a responsabilidades deles passando para os Juízes Eleitorais e Presidentes de Câmara. Esse fato é uma irresponsabilidade e vai de contra o processo eleitoral, tendo em vista fazer alterações no que já foi votado.

- Guilherme comentou a respeito da PEC 58, aprovado pelo Câmara dos Deputados Federais, que aumentou o números de vereadores e concedeu o direito dos suplentes assumirem já nesse ano. Guilherme citou que essa atitude vai contra a democracia, lembrando que a lei só vale depois de 1 ano, e que deveria servir somente para a próxima eleição.

- Pequeno, também comentou sobre a PEC 58, mostrando contrário a atitude os deputados. Citou também uma reclamação do senhor Arthur, morador do Bairro Colinas, que está indignado com a forma que as árvores foram podados no seu bairro. Segundo ele, os próprios moradores podavam as árvores, com isso é desnecessário a poda, principalmente da forma que vem sido feita, drástica. Arthur ficou indignado com a falta de dialogo do Executivo, que faz tudo na base da marra. Pequeno citou sobre o requerimento solicitando o laudo técnico aprovando a poda drástica, o qual aguarda respostas.

5 comentários:

Wilma Capella disse...

Parabéns Antônio Jorge,sua preocupação também é a nossa. Cataguases não tem uma diversão para nossos filhos e netos.
Parabéns Pequeno, o Bairro Colinas está sendo dilacerado.

Wilma Capella disse...

Quero registrar aqui meus sentimentos ao vereador Eduardo Schelb pelo falecimento de sua prima,que vai para o plano espiritual ainda jovem.

Anônimo disse...

Carteirinho!? kkkkkk se deu mal no blog do edson, no minimo vai ser processado pelo Julio pela ofensa que fez a ele!

Anônimo disse...

Parabens Antonio Jorge e em especial ao Pequeno,por ter comentado sobre o desastre ecologico que esta sofrendo o bairro Colinas. Nao podaram as arvores,degolaram-nas, em plena primavera, epoca dos acasalamentos dos passaros. E triste ver ninhos cheios de ovos e filhotes no chão. O emio ambiente nao esta sendo respeitado. obrigada Pequeno.

FATIMA disse...

Esse anonimo ai saiu errado, sou eu, a Fatima.