quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Câmara apóia professores e vai reunir-se com o Prefeito

Por Zeca Junqueira

Com o plenário lotado, a Câmara dos Vereadores foi palco ontem (16/09), de uma grande manifestação dos professores das escolas municipais de Cataguases que estão em greve por motivo mais do que justo: seus salários estão abaixo do piso nacional e hoje esses educadores são os mais mal pagos de todo o Estado de Minas. O salário atual de um professor do ensino infantil (1ª à 5ª série) em Cataguases é R$ 470,38 para quem tem nível superior e R$ 423,78 para quem não tem. “Ser professor aqui está virando bico”, lamentaram os educadores, destacando que “nunca vimos tanta ditadura em nenhuma gestão anterior em Cataguases”.

Os educadores reivindicam o estabelecimento do seu Plano de Carreira, que afirmam estar engavetado na Prefeitura, com o compromisso de que o mínimo dos 60% do Fundeb, como determina lei federal, sejam gastos com o pagamento do salário dos professores, o que a Prefeitura não está cumprindo.

Por unanimidade, os vereadores apoiaram as reivindicações feitas pelos professores num clima de verdadeira “festa da democracia” no Plenário da Câmara.

O Presidente da Casa, Vicente de Paulo Dia, assumiu o compromisso com os educadores de reunir-se, junto com o corpo de vereadores, com o Prefeito, cobrando uma solução urgente para o impasse que levou a categoria à Greve.


COMISSÃO DO FUNDEB

Diante da dúvida com relação à aplicação correta da aplicação da verba do Fundeb (O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB), o presidente da Câmara constituiu uma Comissão de Vereadores para investigar o assunto. O vereador Vanderlei Pequeno faz parte da Comissão.

Segundo o acordo feito entre os vereadores e os professores é que a solução saia, no máximo, em 60 dias.

Um comentário:

Professor em Greve disse...

Infelizmente,tudo feito de forma errada,este problema vem se arrastando a bastante tempo e os Srs vereadores de braços cruzados,agora vem a se colocar lado a lado conosco,constituindo comissões para solucionar o problema em até 60 dias.Srs vereadores a solução do impasse tem que ser para ontem,enfim vamos acreditar que os Srs estão tentando nos ajudar.
Se ficar provado que existe numerario,como dizem na cidade o Prefeito sera com certeza um grande MENTIROSO.