sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Um retrato do abandono de Cataguases

Relatório da Câmara sobre enchente de 2008 quer interferência do Ministério Público.

Por Zeca Junqueira


Após oito meses de apuração, a Câmara Municipal concluiu o relatório sobre as
causas da enchente de 2008 em Cataguases. Esse desfecho é oportuno, pois há previsões de que nesse final de ano poderemos ter até 40% a mais de chuva que em 2008. O documento será divulgado à imprensa, àpopulação de Cataguases e repassado a diversos órgãos públicos. Inúmeras pessoas foram ouvidas, barqueiros, técnicos, as hidrelétricas visitadas, bons debates foram travados no plenário.

Confira os principais pontos do relatório:

Indenizações:

Pequeno, que indicou a formação da Comissão, falou no plenário que o relatório pode vir a fonecer subsídios para as pessoas que tiveram prejuízos com a enchente em 2008 cobrarem indenização na Justiça.

Conclusões:

A conclusão mais abrangente que se pode tirar desse relatório é que Cataguases vem sendo abandonada pela administração pública ao longo de vários mandatos e hoje encontra-se profundamente degradada, na superfície (praças quebradas, ruas sujas, imóveis históricos tombados, literalmente “tombando”, excesso de carros e motos nas ruas, trânsito caótico, etc) e na infra-estrutura (rede de tratamento de esgoto inexistente, rede de escoamento de águas pluviais insuficiente, leito dos rios assoreado, etc). Além do Centro, a maioria dos 70 bairros da cidade carece de obras de infra-estrutura.


Defesa Civil:

Outra ação emergencial a ser tomada, segundo o relatório, é a reestruturação da defesa civil na cidade, que precisa estar dotada de um plano mínimo de contingência para acudir a população no caso de repetição da catástrofe de 2008. O relatório comprova que foi quase nula a atuação desse órgão na enchente de 2008






Divulgação do relatório:
É necessário que o relatório da Câmara dos Vereadores chegue ao conhecimento da
população de Cataguases e que a sua abrangência seja entendida. Esse documento,
que precisa ser posto em prática, é de suma importância para orientar o início de uma
política pública de reorganização do espaço urbano na cidade.




Abertura de comportas:

Deverá ser feito em tempo hábil um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) entre o Ministério Público e as usinas no que se refere ao critério de abertura de comportas durante períodos de enchente. Ficou patente, através de declarações
dos próprios administradores dessas hidrelétricas (PCH), que não há comunicação
entre as usinas no momento da decisão sobre a abertura das comportas. “Falta sinergia entre as empresa que administram o fluxo de nossas águas. Com isso, quem leva o prejuízo é a população” diz o vereador Vanderlei Pequeno.

Causas estruturais da tragédia:

Assoreamento do Rio Pomba; destruição das matas ciliares, que contribuem para o
escoamento das águas e fixação dos barrancos; e ocupação indevida das margens do rio por residências construídas, muitas precariamente. Segundo o relatório, são despejados diariamente 14 mil quilos de fezes no leito do Pomba.

3 comentários:

Carlos Vila Minalda disse...

Parabéns Paulo Lucio, Zeca, Pequeno e todos do mandado. Oposição se faz com idéias. Primeira vez que Cataguases tem oposição inteligente.

Aparecida disse...

Venho acompanhando todos os infomes e tudo que publicam, também estou impressionada com o trabalho de vocês. Voto no Pequeno a qualquer cargo que ele concorrer.

Wilma.capella disse...

Leio sempre seus comentários sobre enchentes, afinal sofro muito com ela.Desde o início do ano venho reformando minha casa e fico tensa só de pensar que as chuvas estão nos rondando.
Depois que leio e releio as matérias chego a uma única conclusão: s única coisa que poderá nos ajudar é a comunicação entre as usinas. As outras causas continuarão e cada vez pior.
Bom final de semana para todos.