terça-feira, 12 de maio de 2009

Mudar sem Participar?

No último sábado, dia 9 de Maio, no plenário da Câmara, foi realizado o Seminário do Instituto de Desenvolvimento Sustentável da Zona da Mata;

O Encontro contou com a presença de autoridades e representantes da sociedade civil de várias cidades. O Deputado Federal Reginaldo Lopes, os prefeitos de Além Paraíba, Recreio e Miradouro, além de vereadores de Leopoldina, Santos Dumont e Dona Euzébia marcaram presença nas discussões.

O tema do Seminário era “As alternativas de desenvolvimento para a Zona da Mata e os caminhos para romper com o ciclo de empobrecimento da região. A zona da mata só perde para o Vale do Jequitinhonha...em pobreza. É a segunda mais pobre do estado.

Isso graças ao descuido dos políticos, com suas gestões temerárias, com o pouco caso com o desenvolvimento da região.

E se depender de nosso prefeito a lógica perversa do atraso na nossa região vai se perpetuar. O homem não deu as caras no evento.

A realização do Seminário foi do Instituto de Desenvolvimento Sustentável da Zona da Mata Mineira. Trata-se de uma entidade criada discutir e encontrar caminhos para romper com a série de problemas que a nossa região vivencia.

Foram montados vários grupos temáticos da discussão coletiva, foram tiradas ações indicativas que serão discutidas num grande encontro final, na cidade de Juiz de Fora. Cultura, Educação, saúde, saneamento básico, meio ambiente, estiveram na ordem do dia, como preocupação dos presentes.

O Deputado Reginaldo Lopes, um dos incentivadores do Movimento está se comprometendo a fazer os encaminhamentos necessários em Brasilia, no sentido de viabilizar os projetos apresentados pelo Instituto.

O Movimento conta com a participação da Universidade Federal de Viçosa e Juiz de Fora que, através de seus cientistas, estarão também participando da discussão dos nossos problemas.

Nota Zero para o Prefeito que tem se revelado um político populista, afeito a cavalgadas, corridas rústicas e voltinhas de Jet ski, atividades que podem dar uma certa visibilidade à sua figura pessoal, mas não contribuem para a solução de nossos problemas mais urgentes.

Assim não muda pra valer...nunca!

Nenhum comentário: