domingo, 3 de maio de 2009

11º Sessão da Câmara

Cataguases, 28 de Abril de 2009.

Com a presença de 8 Vereadores, Vicente ausente por motivos de saúde, está com dengue, e

Boiadeiro que chegou depois do hino, à reunião começou as 19:00 horas.

-Beleza pediu a dispensa da leitura da ata.


Requerimentos que deram entrada:

Legislativo:

1) 20/09. O Vereador Guilherme entrou com um requerimento solicitando informações dos serviços prestados pela empresa CUBUCI – RJ no governo passado, querendo saber: qual período foi prestado o serviço; qual serviço foi feito; qual foram os equipamentos locados;

2) 21/09. O Vereador Pequeno entrou com um requerimento solicitando informações de quais vias públicas serão pavimentadas, obras do dinheiro do governo federal.


Projeto em votados:

1) 06/2009 – Projeto do Executivo que cria um fundo municipal de habitação.

- Pequeno pediu um prazo para estudar melhor o projeto, pois todos os vereadores foram pegos de surpresa, e muitos não conheciam o projeto que. Pequeno reuniu com dos vereadores por 10 minutos e citou a importância desse projeto para Cataguases, lembrando do projeto do governo federal que vai fazer mais de 1 milhão de casas, e para que Cataguases possa a ser atendida precisaria desse plano.

- Canecão como presidente elogiou a atitude do colega, e lembrou que muitas vezes projetos foram aprovados sem que o vereador soubesse o que era, e que é sempre bom que o vereador saiba e discuta o projeto. Assim como os vereadores não sabiam direito do projeto, o povo que estava presente também não, e que com esse tempo pedido todos ficaram sabendo.

2) 07/2009 Projeto do Executivo que autoriza cede o logradouro na Rua Julia Cravo Lobo, na Granjaria, para Antônio Carlos Lopes. Aprovado por unanimidade.


* Depois dos projetos aprovados teve uma longa discussão, do projeto onde o presidente temporário esqueceu-se de colocar em discussão, colocou de cara para votação. E a discussão lembrou-se do projeto do governo anterior, que previa doação de lotes criando dois novos bairros, São Marcos e São Jorge, que não saíram, do papel, confiram:

-Beleza – que participou aprovou o projeto do governo passado, lembrou dos bairros São Marcos e São Jorge, onde foram doados lotes e que até hoje não saiu do papel, e que sempre está sendo cobrado por isso e como vai ficar a situação desses terrenos, e os ganhadores como ficam.

- Pequeno – A regularização dessas pessoas, e entrou com um requerimento solicitando informações dos ganhadores, onde eles vão morar, e como ficaram distribuídos esses lotes. Lembrou que foi divulgado no jornal Cataguases, e que as pessoas sorteadas devem guardar esse jornal e cobrar das autoridades.

-Guilherme – falou que o projeto não poderia ser aprovado, pois não previa no projeto onde essas pessoas morariam, quais os terrenos distribuídos, criticou a gestão da Câmara anterior por aprovar esse projeto.

-Boiadeiro – que também votou a favor do projeto no governo passado, disse que voltou com receio, já que não ia contra um projeto que favorece o povo, e que não votaria contra o sonho do povo em ter uma moradia, mesmo sabendo que estava errado, e lembrou que não fez nenhuma indicação de terreno, era oposição ao Tarcisio, porém seus aliados indicaram um monte.

-Guilherme – não concorda com Boiadeiro, e que o sonho virou pesadelo, a pressão não justifica aprovar um projeto com erros.

-Boneco – sugeriu que esses ganhadores dos lotes, sejam privilegiados nesse fundo de capacitação, assim acabaria com esse impasse, e sugeriu que não doe mais nada antes de resolver esse problema.

-Guilherme – lembrou que para a prefeitura doar algum terreno, esse bairro deve ter luz, água, esgoto e pavimentação, e que nenhum deles foi feito isso, por isso não poderia ser doados, e foi um erro aprovar esse projeto.


Indicações:

Foi lida as indicações, muitas indicações como capina, colocar alambrado no campo de futebol do Ibrahim, limpeza de ruas, e ECT.

Entre as indicações Pequeno voltou a fazer indicações por conta da carta que o prefeito o enviou, dizendo que estava atento às reivindicações e que as atenderia quando fosse possível. Considero a carta evasiva, mas resolvi apresentar outras indicações que eram urgentes. Indicou que o executivo tape o buraco na ponte do bairro São Diniz, um perigo para quem trafega naquele lugar, tanto para os pedestres como para os carros, motos, caminhões, ônibus, bicicleta e principalmente criança. Citou que tentou contato com a Secretária de Obrar, mas não conseguiu falar com o secretário e que espera que essa indicação seja atendida, caso não atenda terá que tomar providência radicais, mobilizando o povo e fazendo valer o seu papel de cidadão, e que não vai aceitar o descaso do Executivo com o povo, e que se não for por bem, vai ser por mal, mas o prefeito ira ter que dar um jeitos nas demandas. Citou o "JOÃO BURACÃO", um protesto feito pelos moradores do Rio de Janeiro, em cada buraco tem um fiscal, o João Buracão, um boneco tipo Judas que fiscaliza os buracos, graças a esse movimento boa parte do buracos tem sido tapados.

-Beleza- parabenizou o Pequeno, e disse que o vereador deve sempre fazer as indicações, e que o colega não deixe de fazer.


Professores na Tribuna:

Os professores que recentemente fizeram um protesto na porta da prefeitura foram na Câmara e subiram na tribuna, representado pela companheira Edna, dos partidos dos Trabalhadores (PT).
Ela cobrou mais atenção e valorização aos educadores, citou uma frase: “O que mata um jardim, não é Abandono... O que mata o jardim é esse olhar vazio, de quem por ele passa indiferente.” Mario Quintana
Sendo assim pediu para os vereadores olhassem melhor para a Educação, e que não estão querendo reajuste no salário, apenas seus direitos, lembrando que o Presidente Lula aumentou o piso salarial dos professores, e que até 2010 todas as prefeituras devem pagar o piso. Citou a verba quem vem para o FUNDEB, verba própria para a Educação, mas que desviam essa verba para outra finalidade que não é a Educação; Lembrou que Cataguases tem o menor salário da região, ficando atrás de cidades como Santana de Cataguases. Deixou claro que os professores vieram em paz, e que apenas querem seus direitos, e que a democracia não se faz com palavras e sim com prática, e que se muitos vereadores estão onde estão graças à educação e o ensino que os professores os ensinou.

Vereadores na Tribuna:

- Pequeno, elogiou a companheira Edna, que é de seu partido, e que pode contar com o seu mandato, e que vai brigar pela educação, e citou uma frase de Machado de Assis: “Sem luta não a vida”. E que os professores devem brigar pelos seus direitos, e que a renda deve ser usada para a educação, e que vem verba própria para a educação. Lembrou do dia 1º de maio, dia dos trabalhadores, e a importância da luta, e que os professores estão de parabéns.

- Guilherme, citou que é um defensor da classe da educação, e que precisa demais atenção, e defendeu o prefeito dizendo que ele ta procurando formas para resolver esses problemas, e também citou uma frase, de Rubens Alves:” Os professores assim como poetas, não são fabricados de série, é um dom.”

Um comentário:

Edson Hessel disse...

Paulo, boa tarde.
Gostaria da sua opinião sobre a nova postagem em meu blog, onde o grupo Aliança assina.
Um abraço
Edson Campos