quinta-feira, 26 de março de 2009

Vale-cultura

Enquanto nosso prefeito, e 9 vereadores, vetam projeto para a cultura, esquecendo que nossa cidade é famosa por causa dela, por outro lado, o Presidente Lula lançara o vale-cultura.

O vale-cultura, benefício proposto pelo governo federal para ampliar o acesso da população às opções culturais.
O valor definido para o benefício é de R$ 50 e será válido para assistir a peças de teatro e para a compra de livros. Segundo o ministro, apenas empresas que pagam impostos com base no lucro real poderão disponibilizar o vale-cultura aos trabalhadores.

É muito parecido com o vale-refeição, mas, no lugar de alimentar o estômago, vai alimentar o espírito.

O governo já esta formatando a proposta, já há um grau de entendimento grande. O presidente Lula é um entusiasta porque no lugar de apenas fomentar a produção cultural, vai fomentar o acesso.

Mais um grande programa cultural, e com a cara do Lula, social, já que cultura nos dias de hoje é feita para as elites. Com a criação desse vale, vai garantir que a cultura chegue ao povo brasileiro, e será um instrumento de acessibilidade.

Espero que nosso prefeito aprenda com o nosso presidente, e passa a dar mais valor para a cultura, e que antes de vetar qualquer projeto destinado à cultura, mesmo por erros, chame os artistas para conversar.

E se o prefeito e os 9 vereadores não sabem, nossa cidade seu nome é associado a empreendimentos industriais e com uma significativa produção cultural identificada com o espírito e o estilo modernista de vanguarda nunca vistos numa cidade de interior.

Seu patrimônio artístico e arquitetônico, formado sobretudo nas décadas de 40 e 50, é mencionado em diversas publicações sobre arquitura modernista, geralmente acompanhado de um sentimento que reúne surpresa e curiosidade, ao se relacionar a importância desse patrimônio com o contexto singular de uma pequena cidade do interior mineiro. E é a terra de Humberto Mauro (pai do cimena brasileiro).

E espero que nunca mais vetem projetos para a Cultura, como foi vetado, sem conversar com os artistas, e espero que respeitem os artistas.



Um comentário:

Anônimo disse...

Paulo,gostei da materia. Nas tvs educativas,sempre se fala em Cataguases nos programas culturais,só que poucas pessoas assistem as tvs educativas,os nossos governantes não sabem a importancia disso,ou talvez nem sabem que cataguases é conhecida nos outros paises como Portugal onde um amigo meu viu fotos de Cataguases e falando sobre Humberto Mauro.Fica aqui a minha indignação. Aproveito para solicitar a voce na medida do possivel voltar a dar noticias das reuniões da camara,varias pessoas nos distritos acompanham no seu blog,um abraço