sexta-feira, 13 de março de 2009

MUDANÇA COM MENOS ESCOLAS?

O prefeito da Mudança pra Valer já deixou claro sua forma de governar.Já começaram a sugir as mudanças...e para pior.

Fechamentos dos Centros de Atendimentos ao Cidadão, das Escolas na Zona Rural, expulsão dos vendedores ambulantes (em época de crise), veto de aprovação de verba para a cultura e retirada de circulação de nomes que ajudaram a fazer a história de nossa cidade, como foi o já famoso caso do “Palanque Tito Rodrigues.

Isso em pouco mais de 60 dias de governo. Tudo feito na marra, no “Choque de Gestão”. Tudo na marra, sem diálogo, sem escutar nem mesmo aqueles que ainda alimentam alguma ilusão com o atual governo municipal.

Já que a Câmara vai devolver dinheiro para o prefeito, que esse dinheiro mantenha os centros e as escolas, ferramentas importantes para a cidadania.

O fechamento das escolas me deixou constrangido e indignado. Quanto vale uma Escola aberta?

Qual é o custo do fechamento de uma Escola? Essa valorização é feita à luz das planilhas ou de seu significado simbólico. Nenhum prefeito deveria cometer esse erro insano de fechar um estabelecimento de ensino, sob pena de condenar seu governo ao estigma de inimigo da educação. Se as escolas fechadas careciam de mais alunos, que se desse a elas mais capacidade de operacionalização, inclusive junto à comunidade de pais. Não havia alternativa para esses centro de ensino? Deveriam mesmo ser fechados? Não acredito.

Qual será o preço a ser pago por esses alunos por terem suas escolas fechadas. Continuarão com os mesmos professores? Correrão risco nas estradas? Tomarão contato com outras comunidades rurais, ou virão para a cidade, onde terão que tomar contato com outro estilo de vida, outro ambiente, diferente daqueles a que já estavam bem adaptados?

Não defendo o imobilismo. Como o nosso prefeito, também quero mudanças, mas para melhor.

No entanto, é preciso estabelecer um diálogo com a sociedade que, afinal de contas, em última análise, é a que paga a conta, via recolhimento de impostos e uma eleição não libera o prefeito e seus secretários para implementação deliberada de mudanças, de acordo com o humor do dia no Paço.

E espero que os vereadores façam valer o voto do povo, e convoquem a Secretária de Educação para prestar informações. Informando quantas escolas foram fechadas, a quantidade de alunos prejudicados e os motivos do fechamento.

Um comentário:

Anônimo disse...

achei muito correto qto ao à sua fala sobre o fechamento das escolas, como pode as crianças perderem suas raízes e crianças na educação infantil circulando de ônibus correndo risco de acidente como batida, ficar quebrado no meio do caminho como já fiquei qdo prof, de zona rural, agarrado no barro em epoca de chuva, e mais.