quinta-feira, 5 de março de 2009

3º Reunião da Câmara

Sessão Legislativa da Câmara Municipal, dia 04 de Março de 2009.

Com a presença de todos os vereadores.


Requerimentos :


O vereador Guilherme, solicitou a presença do responsável pelas águas do Rio Pomba, para esclarecer a qualidade e outras informações das águas.

O vereador Pequeno, solicitou a presença do Secretário de Saúde, para tratar sobre os
atendimentos, falta de médicos, falta de remédio nos PSF e no SUS. Pedido esse que foi reforçado pelos Vereadores Boiadeiro e Canecão.

O Vereador Pequeno, entrou com um projeto, elaborado pela Associação de Proteção aos Animais de Cataguases, onde prevê a proibição a atração de animais em circos.


Veto:

Duas emendas foram vetadas pelo prefeito, com a justificativa se aprovadas inviabilizaria a aplicação do orçamento do município este ano.

A primeira emenda do Vereador Beleza, previa verba para o Lar dos Vicentinos, foi aprovada o veto por 8 a favor e 2 contra.

A segunda emenda do ex-Vereador Ratinho, previa verba Convênios na área de Cultura da Acriar com a Prefeitura.

Esse Veto foi o maior ping pong, de um lado O Vereador Pequeno defendia a emenda,
lembrando a importância para os artistas e a cultura de Cataguases. Lembrando que nossa cidade é conhecida nacionalmente pelos feitos de seus artistas e que uma proposta de

Emenda que destina verbas à Cultura deveria ser considerada pela Casa como essencial para a cidade e seu povo.

De outro vários Vereadores defendia o veto do prefeito, se esquecendo da Verba destinada a cultura de R$ 1.195.000,00, que é permitido a criação de Créditos suplementares de até 40% dos valores previstos do Documento orçamentário.

Pequeno que tentou adiar o veto, tentando uma negociação com o Secretário de Fazenda, tentando manter alguns eventos culturais, mas que sempre entrava em contradição com as normas e a Comissão de Constituição e Justiça. Pequeno que não desistiu em nenhum momento, e lembrou que falou boa vontade do Prefeito para que fosse mantida a emenda. E mesmo com o erro na sua redação, que foi feita pelo atual Procurador Geral, poderia de alguma forma em respeito aos artistas manter .

Esse embate durou horas, mais foi voto vencido, e o veto foi aprovado por 9 a 1, perdendo não Pequeno, mais os artistas, a cultura e o povo. Os vereadores ficaram de apoiar novos projetos e fica aí a promessa.


Resolução dos Centros de Atendimentos ao Cidadão:

Depois do Veto, discutiram a respeito da Resolução dos Centros de Atendimentos ao Cidadão. Lendo o parecer jurídico e o requerimento.

Vicente lembrou que deveria ser responsabilidade do Executivo patrocinar os centros, e os altos preços do serviço, e lembrou a Crise Mundial, agora tudo é a Crise.

Pequeno lembrou da importância dos centros, lembrando a Revolução Tecnológica, e o mundo globalizado. Os centros que facilitam o acesso a internet, a procura de trabalho, e outras facilidades. E sugeriu ao presidente uma negociação com as escolas, igrejas, associações lugares para que possam manter os centros, assim diminuindo os gastos, e ao mesmo tempo mantendo-os.

Algumas associações, como a do Leonardo e Taquara Preta, entraram em contato e cederam espaço em suas sedes para o funcionamentos dos centros. E espero que o presidente volte logo com essa ferramenta tão importante para o povo.

Canecão lembrou que no seu mandato anterior, foram os primeiros passos para a criação dos centros, e solicitou a manutenção deles.


Moção de Pesar:

Foi aprovado por unanimidade, a moção de pesar para Ana Lucia Leitão.


Indicações :

Com várias indicações, como de normal, como asfaltamento, pode de árvores, limpeza de ruas, tapa buracos e outros.

Algumas muitos importantes com criação de sanitários públicos, Vicente; qualidade das águas, Guilherme; desmoronamento da rua Alfredo Barroso, Pequeno;


Foram também no nomeados os nomes dos Vereadores para os conselhos, em breve postarei.



Esse comentário serve para esclarecer, cobrar e fazer valer meu papel de cidadão. Obrigação do povo é cobrar e denunciar. Eu faço minha parte!

7 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns Paulo Lucio, pela sua atitude, de tentar esclarecer o povo, continue assim e o meu voto é seu.

Anônimo disse...

Concordo com você Rafael, cataguases precisa de gente assim; Eu que trabalho de manhã e estudo a noite, não tenho tempo para ir nas reuniões, e tenho esse blog como noticiário. Parabéns e continue.

CARTEIRINHO disse...

Obrigado pelos comentários, Rafael e Rosangela, e em relação a me candidatar não penso nisso, e uso esse blog como um canal de informação, democrático e sempre do lado do povo.

Sem medo de dizer a verdade, e fazendo o meu papel de cidadão, cobrando sempre das autoridades.

E sempre vou lembrar, o dinheiro da prefeitura é do povo, é nosso, e não vamos ficar pedindo por favor e agradecendo quando eles fazem algo, afinal não fazem mais do que a obrigação.

Anônimo disse...

Boa noite !

é isso ai Paulo, continue pois a luta é grande , mas a vitória é maior ainda.

Abraços

Anônimo disse...

Como vc pode acreditar que esta camara votaria algo na area da cultura,pergunte aos Srs vereadores qual deles leu um unico livro no ultimo ano.Pela resposta tudo estara justificado.

CARTEIRINHO disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
CARTEIRINHO disse...

Caro anônimo, pra você ver o nível dos nossos representantes, e dois deles ano passado votaram a favor, e deveriam manter o voto, pelo menos um que tem um grupo de forró, esse deveria sempre votar a favor da cultura.

Acontece que a emenda tinha um erro, porém um erro simples que poderia ser corrigido, e como falei, quem fez a emenda é o atual Procurador Geral, provando que o prefeito confia ele.

O que ficou claro é que os 9, sempre vão votar a favor do prefeito, isso é um absurdo e deve ser sempre denunciado.

Mesmo com o veto, A Acriar, os artistas vão cobrar, lembrando que não estamos pedindo favor, o dinheiro é nosso, é do povo, e vamos continuar a elaborar projetos. Esse vetado vai ser cobrado com certeza.