domingo, 24 de março de 2013

CPI do Carnaval


CPI do Carnaval

Paulo Lucio – Carteirinho
Membro do Movimento Vermelho de Cataguases

Os vereadores da oposição criaram uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para analisar denúncias de irregularidade no Carnaval, como dispensa de licitação na contratação de serviços, repasse das verbas de forma irregular, erro na apuração dos votos.. .

Está claro que, se essas irregularidades aconteceram, foi por conta da falta de tempo
 para organizar melhor a festa. De acordo com Albert Einstein:”Falta de tempo é desculpa daqueles que perdem tempo por falta de planejamento”.

Faltou um planejamento devido aos problemas de início de mandato, como por exemplo, a escolha dos nomes da equipe. Principalmente na Secretária de Cultura, tendo em vista a briga entre PT, Governo e Grupos Econômicos.


Esse impasse acabou prejudicando o Planejamento do Governo, automaticamente, o Carnaval, uma grande festa, que exige muito do governo logo no início do mandato. 

Dessa forma, sem planejamento e tempo para cumprir toda a burocracia pode ser que tenha havido algum deslize administrativo do governo o que não caracteriza nem de longe uma improbidade administrativa.


Dá pra concluir que o novo governo, na ânsia de produzir um bom carnaval para a moçada – o que veio a acontecer - tentou ganhar, ou melhor, recuperar o tempo perdido e pode ser que tenha havido algum atropelo administrativo.
Isso as honestas investigações da CEI(Comissão Especial de Inquérito) instalada, sem dúvida, poderá trazer a público,se realmente aconteceu.

Erros primários, coisa de marinheiro de primeira viagem. Coisa de quem quer mostrar serviço rápido, mostrar a que veio, mas que, no meu ponto de vista, não prejudicaram em nada a população ou feriram o interesse público.

Com isso, não vejo motivos para cassação de mandato, impeachment ou improbidade administrativa. Ou até mesmo a retirada do secretário.


Por isso, acho uma exploração política barata, descabida, antiética e até meio desonesta essa bobagem de cassação de mandato. Coisa da turma do contra.

Vejo a investigação dessas denúncias com bons olhos, mostrando que nossos vereadores estão fiscalizando os atos do Executivo. Afinal, foram para isso que foram eleitos. Servindo de exemplo para futuros atos. Mas é preciso isenção, espírito público e não retaliações menores.
 
Espero que o executivo faça uma análise dos erros cometidos no processo de organização do carnaval deste ano e que os possíveis erros não venham a ser repetir.
Espero que o revanchismo de determinados políticos da cidade saia da pauta política.

A eleição acabou em outubro. Tentar desestabilizar um governo eleito pela maioria absoluta dos votos da cidade não ajuda em nada a cidade.

Contrário. Político que assim se comporta queima o filme. Mostra que se utiliza da política de forma errada e não sabe até o que está fazendo na Câmara.

Espero não ter que repetir, em 2013, a frase de um vereador do mandato anterior que dava conta de que aquele colegiado seria o pior de todos os tempos.

Não que eu concorde com as coisas erradas, pelo contrário, defendo as coisas corretas. Mas devemos saber lidar com os erros, fazendo uma análise das conseqüências desse erro, para que não cometemos o erro de crucificar um governo que muito prometeu e mal começou.

Esse governo merece o voto de confiança, precisa de apoio e muita ajuda. Que pode ser feito através das críticas e investigações, visando que ele repare os erros e comece a acertar.

Vamos aguardar o resultado da CEI. Vamos ver a natureza e a qualidade do relatório final dos trabalhos.

Essa CPI  não será o fim desse governo!  Pelo bem de Cataguases. 

Nenhum comentário: