quarta-feira, 20 de março de 2013

Sessão da Câmara dia 19 de Março de 2013



Reunião Ordinária
Ordem do dia
19/03/2013

Foi colocado em votação o pedido de inversão da pauta, sendo  aprovado por unanimidade. Dessa forma, a Sessão começou com a Audiência e o Grande Expediente.

Audiência:

1)    Senhor Walace George de Oliveira – Coordenador do Controle de Endemias.
Assunto; Apresentar a real situação da dengue em nosso Município. Atendendo  a Requerimento nº 35/13 de autoria do Vereador Walmir Linhares da Costa.


Segundo Walace, foram notificados nesse ano, 755 casos de dengue, sendo que 493 ainda não tiveram resultado e  225 foram  confirmados e 38 descartados. Dos 493, calcula-se que cerca de 90% tende a se confirmar. Os números comprovam que existe uma epidemia de Dengue e que é muito preocupante e tende a se agravar.  Disse que a  época do caso vai de Novembro a Junho.  

Vale ressaltar que muitos casos não são notificados, o que aumenta ainda mais os números. Mas que só trabalham com os notificados. E pediu para as pessoas que pegaram a doença ou que estão com suspeitas para que fizessem as notificações, para que possam der dados, visando identificar os locais que estão ocorrendo os casos.

Lembrou que   no ano de 2012 não foi confirmado nenhum caso de dengue. O que levantou questionamentos  para tantos casos no começo desse ano. Como  explicar?

Comentou que o   Índice de infestação predial  está em torno de 15% a 20%, o que é um número bem alto. Citou que 60% dos focos estão dentro das propriedades e entorno e que a dengue não é uma questão só de saúde pública, mas sim um Problema Social. Já que a própria população  é responsável pelo surgimento da doença.  

Citou o trabalho que vem fazendo, atuando com apoio da Secretaria de Serviços Urbanos, como por exemplo o Bota Fora, limpeza nos  Bairros. Citou que conta com 4 caminhões, uma retro escavadeira,  trator e outros maquinários para realização do serviço. Mas que depende de uma organização, apoio de outros setores.

Destacou que vem fazendo um trabalho de campo, dando preferência nas áreas com maior densidade populacional. Como por exemplo no Centro da Cidade e bairros maiores, locais  onde mais se concentra pessoas.

Registrou alguns números dos casos, como por exemplo, no Centro tem índice de casos registrados de  3,5%, devido ao trabalho que vem realizando. Porém, bairro como o Horto em torno de  16%.

 Em relação aos números de servidores, citou que são 66 servidores. Sendo apenas 22 concursados e 44 contratados. Ou seja, o dobro de funcionários são contratados. Destacou que serão contratados mais 30% do efetivo, mediante a tantos casos, chegando num total de  72 funcionários.

Em relação  as contratações destacou que é feito um levantamento, analisando currículos e feito entrevistas, onde apresenta o trabalho do agente e  a questão salarial, onde muitos acabam desistindo.  Os que são contratados realizam curso de formação.

Comentou que as visitas nas casas são realizadas bimestral. Sendo 6 visitas durante o ano. Por fim, deixou telefone de contato: 3422 3589. Ressaltando que está fazendo de tudo para diminuir os casos e que está a disposição dos vereadores e da população.

Os vereadores fizeram diversos questionamentos, que foram respondidos pelo coordenador, que também respondeu aos questionamentos do público. Devido a quantidade de questionamentos, Maurício Rufino sugeriu que fosse marcada uma audiência pública para tratar melhor do assunto, o que foi aceito pela maioria.


2)    Angelo Andrade Cirino
Secretário de Indústria e Comércio
Assunto: Papel do Desenvolvimento Sócio Econômico em Cataguases.
A Convite do Vereador Presidente Fernando Pacheco Fialho


Angelo iniciou sua fala comentando sobre a falta de infra-estrutura  de sua secretaria, que conta apenas com um funcionário. Citou que é preciso ampliar o quadro funcional e destacou a realização de Concurso Público e a reforma administrativa que o Governo deverá fazer.

Em seguida, comentou sobre a Lei Geral das Micros e Pequenas Empresas destacando seus aspectos, benefícios, vantagens... .

Citou que irá criar o Portal Eletrônico de Comércio divulgando o comércio da cidade, como está previsto na lei.

Destacou o projeto do Governo Federal, Inova Empresa;

Comentou sobre o Forum da Diversidade, onde a cidade recebeu a visita da Secretaria Estadual de Saúde. Ressaltou sobre a importância de se investir em Audiovisual, citando a implantação do Polo Audiovisual.

Disse que no fim desse mês irá a Brasília, onde agendou encontro o com os Ministros de Cultura, Comunicação e de   Ciência e Tecnologia, visando conseguir recursos para a cidade.

Até ai o Secretário estava mandando bem, dentro da sua área de atuação. Porém, aproveitou o uso da Tribuna para tecer comentários sobre a gestão passada, principalmente, sobre a questão da Copasa, da forma em que foi feito o contrato. No começo estava dentro do seu tema, já que citou a importância da Prefeitura criar uma empresa e gerir o serviço, gerando emprego e renda, inclusive apresentou um projeto que estava dentro da gaveta do gabinete, ou seja, foi engavetado.  Mas desandou quando foi para a esfera política, fazendo críticas a gestão passada, a começar da forma que se referia ao  ex-prefeito, o qual referia como  prefeito derrotado. Além de criticar o seu grupo político, principalmente, Danilo de Castro. Além das ações do governo.

Aí o bicho pegou. A “bomba explodiu”. Devido o ataque do Secretário, a oposição rebateu as críticas.

·         Serafim foi o primeiro e logo de cara disse que estava muito triste com a fala do Secretário, onde esperava que ele comentava sobre os empregos que consegui trazer para a cidade, mas que até agora nada. E brincou: “  O único emprego que ele conseguiu até agora foi o dele”. Em seguida, disse que esse governo não tem ação e que só sabe prometer e usou suas falas: “ Que vou trazer R$ 29 milhões do PAC das Cidades Históricas; R$ 1 milhão não sei da onde; não sei quantos milhões do PAC;....” mas que até agora nada. Só promessas. E novamente citou que tem um estelionato eleitoral, onde enganaram o povo com as promessas. Saiu em defesa do Danilo de Castro dizendo que ele foi muito importante para a cidade, enviando importantes recursos. Serafim citou e cobrou as promessas feitas em campanha. Principalmente, a de rasgar o contrato da Copasa.

·          Walmir Linhares, vereador do PSDB, também  saiu em defesa do ex-prefeito, dizendo que ele não é um prefeito derrotado, mas sim um prefeito vencedor. E que fez muito para a cidade, onde também defendeu Danilo de Castro e as obras conseguidas por ele.


·         Fernando Amaral, membro do governo, bem que tentou  interromper  Walmir e a oposição,  cobrando u  que fosse  respeitada a pauta, mas  acabou recebendo vaias, já que muitos do lado de fora estava gostando desse embate.  


·         Titonelli também comentou sobre a fala do secretário, dizendo que ele deveria mostrar mais ações, ao invés de fazer críticas a gestão passada. Pediu para a situação descer do Palanque e começar a colocar em prática o que prometeu. Reafirmou que é contrário ao Contrato da Copasa e que defende a criação de uma autarquia, fazendo elogios ao Hulk e o ex-vereador Pequeno, que defenderam essa idéia na gestão passada. E que espera o Prefeito rasgar o contrato.  

·         Populares: Do lado de fora do plenário,  diversos populares participaram desse debate diretamente, tendo direito a voz, interrompendo   a Sessão. O que acabou conturbando a Sessão, já que muitos queriam falar.


3)    Anésio Fernandes – Neco

Comentou sobre Ações contra a Copasa, dizendo que diversas Câmaras de Vereadores estão entrando com ações contra a empresa e que muitas conseguiram na justiça cancelar o contrato. E que essa Câmara deveria fazer o mesmo.


Ordem do dia

Vetos:

Os projetos que foram aprovados na Sessão passada  foram todos vetados e irão para análise dos vereadores.  Sendo eles:  

Nº 08/2013 - Fica o Poder Executivo autorizado construir uma Capela Mortuária no Cemitério Municipal São José, parte antiga. Vereador JOSÉ AUGUSTO GUERREIRO TITONELI

Nº 09/2013 - Dispõe sobre a isenção da taxa de inscrição em Concursos Públicos Municipais de Cataguases para pessoas doadoras de sangue, e dá outras providências. Vereador SERAFIM COUTO SPÍNDOLA.

Nº 11/2013 - Autoriza o Poder Executivo a conceder passagens de ônibus aos estudantes domiciliados nos distritos deste Município. Vereador JOÃO MANOELINO DA SILVA BOLINA

- Comentário: Os projetos são interessantes, porém, não cabe ao Legislativo atuar sobre matéria de exclusividade do Executivo. Projeto de lei autorizativa é o mesmo que indicação, ou seja, o prefeito faz se quiser, não tem nada que obrigue. Dessa forma, criar projeto de lei autorizativo é jogar para a platéia. Sem contar que gera custo e vereador não pode criar lei que crie despesa. Mesmo assim eles insistem. Fazem um monte de leis nulas, depois uma lei para que seja cumprida a lei.

Legislativo:

Projeto de lei:

Nº 13/2013 -  Dispõe sobre a denominação de”Rua Ruymar Branco Ribeiro” a logradouro Público do Município de Cataguases/MG. Vereador Geraldo Majella Mazini.

- Majella comentou sobre Ruymar,  que foi professora e escritora,mãe do professor Joaquim Branco, do escritor PJ Ribeiro e do vereador Aquiles Branco. . Citou a importância dela para a cidade.

- Lei aprovado por todos.

Requerimentos:

Nº 30/2013 – Requer do Poder Executivo o que seque: Consideramos que o Pronto Socorro Municipal. Milton Cavalheira Peixoto, é referência e constitui-se como porta de entrada do SUS para Cataguases e Municípios circunvizinhos; Consideramos que os traumas têm aumentando na cidade; Considerando a sobrecarga de serviços imposta pela demanda que é espontânea e assoberbada, tanto para o médico clínico geral quanto para a equipe. Quais medias serão adotadas para contratar novos profissionais médicos (clínico geral) para o Pronto Socorro Municipal Milton Cavalheira  Peixoto? E quanto aos acadêmicos, estão estagiando conforme a Resolução Plenária RP  Nº 331/2011 do CRM/MG? Vereador Michelangelo de Melo Correa.

- Michelangelo lei a Resolução, destacando sobre o não cumprimento dela, cometendo assim um crime.

- Requerimentos aprovado por todos.

Nº 39/2011 – Requer do Secretário de Saúde, Doutor Alexandre Castelar Lacerda o que sequer: Quantos profissionais da área de odontologia, dentistas estão em atividades, hoje, no Município? Existe previsão para contratação de mais profissionais desta área? Vereador Mauricio do Vale Rufino.


- Requerimentos aprovado por todos.

Nenhum comentário: