sábado, 3 de outubro de 2009

De novo, sr. prefeito?!



Como de costume, sempre ouço os programas de debates políticos nas rádios da nossa cidade. Nesses programas abordam-se fatos ocorridos em nível mundial, nacional, estadual e municipal. Um verdadeiro exemplo de boa informação e democracia.

Mas, ultimamente, um fato tem me chamado a atenção. Trata-se da frequente ida do Prefeito a esses programas. Sem dúvida, é interessante o chefe do Executivo dar informações ao povo através dessa grande ferramenta de comunicação que é o rádio.

Em princípio é isso. No entanto, se fizermos uma leitura mais atenta, poderemos concluir que essas idas repetidas às rádios deixaram de ser uma forma de prestar informação, tornando-se uma estratégia repetir ao esgotamento, para convencer, estabelecer "verdades". Afinal, não tem nada de novo na fala do prefeito, apenas pedidos de desculpas promessas que, certamente, não serão cumpridas.

Agora é hora de fazer e não de falar! Cadê as prometidas "mudanças pra valer?"

Sem novidades, o prefeito usa os meios de comunicação para amenizar a crise. Como se não bastasse ler as mesmices publicadas no Jornal Cataguases, agora ouço as mesmas besteiras nas rádios. "A necessidade obrigatória de falar e o embaraço de nada ter para falar são duas coisas capazes de tornar ridículo mesmo o maior homem."

Nada contra as rádios, mas com esse frequente visitante, esses programas passaram de fóruns da democracia a conversas entre compadres. De tanto escutar o discurso do prefeito, que quando não está na capital, está nas rádios e não apresenta nenhuma novidade, acabei decorando o seu conteúdo.

Em sua fala ele destaca as "obras" que vem "realizando", como a da Rodoviária na Taquara, a Creche do Almoxarifado, a pavimentação do Bairro Carijós, o asfaltamento do Bairro Ibrahim, e outras mais, todas do governo passado.

Será que ele não sabe que há uma grande diferença entre reforma e renovação?

Na falta de ações, o prefeito cita as obras já realizadas pelo seu (des) governo, apontando a nova Ponte na Taquara e a Policlínica no BNH, que são também do governo passado. Além das "obras", o prefeito fala ainda de projetos, como o Pro Jovem Adolescente e Urbano, que é do Governo Federal, e que se dependesse dele iria perder o prazo e não seria implantado, e só o foi devido a cobrança da oposição, (leia-se gabinete do vereador Vanderlei Pequeno), em conjunto com a Juventude de Cataguases.

"As ações valem mais que as palavras."

Das ações realizadas, cita com orgulho a limpeza e podas. Estas últimas já colocadas em dúvida quanto ao seu aspecto técnico.Todo mundo sabe que que as árvores servem de abrigos para animais, principalmente para os pássaros... ou será que somente os TUCANOS terão ninhos em nossa cidade?

Dentre as várias idas às rádios, a que mais me chamou atenção foi a ocorrida durante a greve dos professores, quando o prefeito, em vez de conversar e negociar com os professores, que são seus colegas e ajudaram a elegê-lo, simplesmente os ignorou e preferiu ir às rádios tentar apagar o incêndio. Um desrespeito com os professores e, principalmente com o povo de Cataguases. Não é conversando que agente se entende?

Num desses programas, o prefeito se fez de vítima conta os informes da oposição. Magoou-se, fez muxoxo. E por falar nisso, sr. prefeito, cadê o ônibus do Alto Sol Nascente?! O povo não esquece...

Senhor Prefeito, não queremos ouvir as promessas, queremos realizações.

10 comentários:

Sandro Centro disse...

Realmente Paulo Lucio, também estou cansado de ouvir o prefeito falando abrobrinhas. Esse pessoal da rádio estão tudo vendidos, por isso que não muda.

CARTEIRINHO disse...

Caro Sandro, obrigado pela visita. Não concordo com você quando diz que os radialistas são tudo vendidos.

Tenho maior adoração por esses profissionais, e acho que o trabalho deles muito importante para a cidade.

Inclusive já participei de alguns programas de debate. Todos os dias eu faço questão de escutá-los.

Não tenho nenhuma crítica contra eles, mas sim contra o prefeito, que usa esses programas para tentar limpar sua imagem.

Não acho que eles sejam usados, pois em alguns programas é permitido perguntas dos ouvintes.

Acontece que o prefeito é notícia, por isso eles cedem espaço para ele.

Cabe o prefeito melhorar seu discurso, ou melhor, começar a fazer, pois se ele fizer não vai ser preciso ele falar, os próprios radialistas,ou até mesmo o povo vai falar.

Na falta de ações ele usa desculpas para enganar o povo.

Sandro Centro disse...

Paulo Lucio, respeito sua opnião, porém esses radialistas são tudo vendido sim, lembro de uma época que uma autoridade até de vaca era chamada, agora eles não falam nada.
Ouvi também um papo que o Gomes ganhou 10 mil, por isso que ele tá mais quieto, não fala nada.

Vera Lúcia disse...

O Gomes sempre se deu muito mal, pq.á gente descobre tudo o que ele faz. Foi processado pelo VBítor Henriques e teve que pagar recentemente uma indenização. Na época da Maria Lúcia onde ela tirava o pé ele colocava o dele. E aquele conjunto Pé de Serra? Na época da mulher cassada ele tocava em todas as festas. No governo do Dr. Tarcísio ele teve que ficar mais quieto, mas continuou dando trela para a cassada.
O dSouza Mendonça é igualzinho também. Puxa saco do tarcísio.

Sou mais Jorge Fábio disse...

O melhor programa hoje é do Jorge Fábio, pois ele deixa a pessoa falar, não fica jogando palavras na boca do entrevistado e nem tem pauta pronta. Jorge Fábio seu programa está ótima, igual ao jornal.

Valdir Leonardo disse...

Temos ótimos radialistas, e todos vão puxar para um lado, o poblema é quanto dos puxam pra o mesmo, como está acontecendo agora. O Souza maior crítico do Lula, só falava mal do bolsa família, bastou o prefeito contratar a brilho para fazer chamada nas rádios e no carro nos bairros, para ele falar bem do projeto. É um vendido mesmo.

E.E. Manuel Inácio Peixoto disse...

Gostaria de parabenizar pela iniciativa Paulo de se ter um local a onde podemos expressar de maneira clara e democrática a nossa opinião sobre os assuntos desta Cataguases que são muitos.
Quanto a questão dos radialistas ou de qualquer veículo de comunicação sempre haverá criticas e e apóios. Isto é bom pois faz parte da democracia e enriquece pois permite a nós nos manifestar como estamos fazendo agora.
O que entristece é a maneira como se muda de fala em pouco tempo, isto é que nos deixa triste.
Gostaria de parabenizar a você pela sua iniciativa e de pedir a você que nos ajude na divulgação do nosso blog também.
http://sosromualdinho.blogspot.com
é um blog sobre as ações ambientais empreendidas pelos alunos da escola Polivalente e que estamos mantendo com a ajuda de nossos alunos.
Um abraço.
prof.Dioni

CARTEIRINHO disse...

Caro Professor Dioni, obrigado pela sua visita. Não sabia do blog, parabéns pela iniciativa, e com certeza vou divulga-lo.

Fatima disse...

Oi Paulo, td bem? Eu nem ouço mais radio, cansei de ouvir conmversa fiada.Quanto as arvores de nossa cidade, quero dizer que o que houve aqui foi um crime ambiental, principalmente no bairro Colinas, nem as que enfeitavam os jardins foram polpadas da drasticidade do corte: isso nunca foi poda, o barulho da motoserra o dia inteiro aqui so me fez chorar. Vendo ninhos de passaros caidos ao chao cheio de filhotes e ovinhos.Fizeram um BO contra esse corte de arvores e o prefeito mandou tosar tudo. No Jornal Cataguases sdaiu uma reportagem dizendo que ouve uma abaixoassinado a favor do corte....MENTIRA do jornal, ouve um abaixoassinado contrario a poda., entrevistaram a pessoa errada dizendo ser o presidente da associação de moradores, portanto REPORTAGEM MENTIROSA.a MAIORIA DOS MORADORES FORAM CONTRA ESSA PODA QUE NA VERDADE, FOI UM CRIME AMBIENTAL E UM GENOCIDIO, praticado pelo sr. PREFEITO.nINGUEM ESTA AGUENTANDO ANDAR NESSAS RUAS SEM SOMBRA,Cataguases era CONECIDA COMO princesa da zona da mata por ser tao arborizada, agora vem esse sujeito e detona tudo. ABSURDOOOOOOOO, IMPERDOAVEL

Anônimo disse...

É lamentável esse corte das árvores,dizer que é poda é um absurdo, dzem que a cidade ficou bonita. engraçado é que não quiseram deixar o Forum bonito també,. Porque será?