segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Não vamos repetir o erro de Viçosa!

Zeca Junqueira

Pessoal, confiram o depoimento dos professores Ítalo Stephan e Paulo Tadeu Arantes, da DAU/UFV. Eles nos dão um relato do que está acontecendo em Viçosa e pode acontecer aqui também com a verticalização que o projeto do vereador Schelb quer para o Centro de Cataguases. Por que não fazemos o caminho certo, recuperando os bens históricos do Centro, desviando o trânsito dessa área, incentivando o uso de bicicletas – isso é moderno! - e partindo para a criação de outros subcentros nos bairros periféricos, com toda a infra-estrutura necessária, como querem fazer lá os professores da Universidade Federal de Viçosa?

“Poucas cidades em Minas Gerais estão crescendo no ritmo de Viçosa. A população está aumentando, desde o ano 2000, em algo próximo a 3% ao ano. Considerando uma postura conservadora, isto quer dizer que até o ano 2015 cerca de 95 a 100 mil habitantes estarão vivendo nesta cidade. Considerando que são acrescentados na cidade cerca de 800 veículos ao ano e quase o mesmo número de unidades residenciais, até esta data estarão circulando em suas apertadas ruas mais de 30 mil veículos, situação essa agravada por uma excessiva verticalização da área central. Para resolver isso é preciso, urgentemente, redirecionar o crescimento da cidade, buscando outras áreas que tenham potencial para absorver novas demandas de espaço”.

...”Mas o que seria necessário para que se estabeleça um subcentro? Muito pouca coisa: pode ser, por exemplo, a implantação de um supermercado de grande porte, uma agência bancária, um órgão público, ou qualquer outro empreendimento, não importa se público ou privado, que possa induzir o desenvolvimento daquela região da cidade”.

“Com um subcentro comercial e de serviços, muitas pessoas terão menos necessidade de se deslocar até o Centro, evitando assim congestionamentos. Será possível morar um pouco mais longe, mas ter nas proximidades boa parte dos serviços, além de boa qualidade de vida”.

A selva de pedra idealizada pelo vereador Schelb para o Centro de Cataguases precisa ser combatida com toda a nossa garra!

Nenhum comentário: