quarta-feira, 11 de julho de 2012

Cotas X Exclusão e Preconceito


Cotas X Exclusão e Preconceito
Paulo Lucio - Carteirinho
 Recentemente, o Supremo Tribunal Federal, julgou constitucional a reserva de vagas do sistema de cotas raciais, tema que foi muito debatido em diversas mídias.
 Mas as cotas são necessárias?  Por quê? Até quando?
Visando responder algumas dessas perguntas, busquei alguns dados, não apenas da área da educação, mas também do mercado de trabalho e da participação dos negros no debates da mídia falada.
Durante todo o mês de maio, fiz algumas pesquisas em Cataguases e percebemos que aqui, apesar de termos uma população predominante negra, são "Donos da Voz” e do mercado de trabalho uma minoria branca.
Em relação ao mercado de trabalho, apesar de muitos dizerem que o que conta é a capacidade, notamos que não é bem assim. Infelizmente, a cor interfere. Comprovamos esse fato através de uma simples ida ao comércio ou ao setor público e privado, principalmente, nos melhores e mais requisitados empregos, onde quase não encontramos negros. Predomina a cor branca nas gerências de bancos, supermercados. É também de pele clara a maioria dos médicos, dentistas, promotores, juízes, vereadores, secretários, empresários... .
Não estou dizendo que não existem negros nessas profissões. Até tem. Mas são poucos. Dá para contar nos dedos de uma só mão  e ainda sobram dedos.
Outra constatação que fiz veio com a coleta dos dados relativos à predominância da “voz” e da “democracia”. Acompanhando alguns programas de debates das rádios locais, percebi que neles também prevalece a presença dos cidadãos brancos. Comprovo esse fato com números. Durante todo o mês de maio – mês em que se comemora a “Abolição” - ouvi um programa de uma rádio “comunitária”.  O resultado da pesquisa foi impressionante e fala por si só. É   “Conversa Branca”.  Nas 27 edições do programa, participaram 40 convidados, onde nenhum é de cor negra de fato. Alguns morenos, mulatos, pardos, mas que também são minorias, em torno de 5, o que representa um percentual “afrodescendente” de apenas 12,5%. Dessa forma, 85% dos participantes do programa, em maio, eram brancos.
Sem trocadilhos, talvez isso explique o apelido de  “Chapa Branca” do programa.
Enquanto os negros são esquecidos e excluídos, os brancos se repetem no programa, alguns deles chegando a participar por duas, três e até quatro vezes no mês.  Por que essa repetição de nomes? Por que são sempre os mesmos?  Isso é democracia? Não existem na cidade outros convidados qualificados para o debate? Por que ao invés de manter sempre os mesmos convidados, não são abertos espaços para a participação dos negros? Será que alguém vai ter que recorrer à política de cotas para negros na nossa mídia de Cataguases?
Vale lembrar que em existem em nossa cidade diversos Movimentos organizados em torno das questões raciais, com destaque para: Dandara, Gamgazumba e APNs.  Movimentos que contam com diversas lideranças negras que participam de fóruns, palestras, seminários, debates, inclusive em outras cidades e outros Estados. Mas esses, pelo que parece, não contam com o olhar dos “Donos da Voz” dos programas de debate de nossa cidade. Por que será?
Vale destacar também a exclusão das mulheres, gays, deficientes  e dos mais humildes. Dessa forma,  as “vozes” de nossa “democracia” é machista, branca e rica – maioria dos convidados são doutores, empresários, comerciantes, burgueses... .
Enquanto persistir essas exclusões as cotas serão necessárias.  Cotas raciais, sociais, sexuais,  para os deficientes...  que não devem ficar apenas nas universidades.  Cotas contra o preconceito que começa a partir da exclusão.
Espero que essa minha pesquisa  dê uma contribuição mínima para diminuir essa exclusão em Cataguases. E que incluam os negros, as mulheres, os gays,  os deficientes, os mais humildes de vez  na nossa sociedade.
Enquanto persistir o preconceito e a exclusão as costas serão necessárias. Cotas sim, preconceito e exclusão  não!



Um comentário:

Anônimo disse...

AS COTAS NADA MAIS SÃO DO QUE A BOLSA-VOTOS DA EDUCAÇÃO. MAIS UMA FÁBRICA DE ESCRAVOS DO VOTO COM A MENTIRA DA IGUALDADE SOCIAL.
É A HUMILHAÇÃO DE SERES HUMANOS QUE MERECEM IGUALDADES DE CONDIÇÕES PARA LUTAR PELOS SEUS ESPAÇOS, COM DIGNIDADE.
O governo do partido dos trabalhadores e coligados estão escravizando trabalhadores, funcionários e aposentados para manter o poder a qualquer preço, com uma estratégia CUIDADOSAMENTE ARTICULADA.
OS RECURSOS FINANCEIROS ORIUNDOS DO SUOR E SANGUE DOS TRABALHADORES E APOSENTADOS ENRIQUECEM BANDIDOS E POLÍTICOS. OS FATOS COMPROVAM.

POR MAIS INCRÍVEL QUE POSSA PARECER, A MELHOR FASE DA EDUCAÇÃO NO BRASIL FOI NO PERÍODO DA DITADURA MILITAR – QUE A VERDADE SEJA DITA.

NAQUELA ÉPOCA, O CIDADÃO APRENDIA A RACIOCINAR, AINDA NOS PRIMEIROS ANOS DE VIDA ESCOLAR. A EDUCAÇÃO ERA PRIORIDADE, O PROFESSOR ERA TUDO: ELITE, FORMADOR DE OPINIÃO E REFERÊNCIA PARA A JUVENTUDE. COMO PODE?ERA UMA DITADURA!!!

NORMALMENTE UM GOVERNO DE DITADORES NÃO DESENVOLVE RACIOCÍNIO DO POVO PARA QUE NÃO HAJA REAÇÃO POR VISÃO IDEOLÓGICA BEM FUNDAMENTADA.

QUAL É O ATUAL REGIME DE GOVERNO NO BRASIL???

OS ÚLTIMOS GOVERNOS ACABARAM COM A EDUCAÇÃO NO BRASIL, OS POLÍTICOS ORA NO PODER QUEREM UM POVO “ABESTADO”, COMO DIZ O TIRIRICA, PARA MELHOR APROVEITAREM-SE DA NOSSA RIQUEZA E DO DINHEIRO PÚBLICO. PARA ISSO, O PRIMEIRO CAMINHO É DIZER QUE VALORIZA A ESCOLA E DESVALORIZAR O PROFESSOR. É UMA ESTRATÉGIA DIABÓLICA. O ALUNO ESTÁ SENDO ENGANADO E SERÁ UM ADULTO ESCRAVIZADO PELAS “BOLSAS-MISÉRIAS-VOTOS”.

NÃO ESXISTE VALORIZAÇÃO DA ESCOLA COM PROFESSOR ESCRAVIZADO!

OUTRA ESTRATÉGIA DIABÓLICA PARA CONSUMAR A LESA À PÁTRIA É GASTAR MILHÕES DO ERÁRIO COM PROPAGANDAS MENTIROSAS E INSTITUTOS DE PESQUISA CHAPA-BRANCA.

Expressão de pensamento retirada de textos do movimento: “A REVOLTA DAS BENGALAS E DAS CADEIRAS DE RODAS” que gira na net.