sábado, 27 de abril de 2013

Próxima Parada: Presídio!?



Próxima parada: presídio!?

Paulo Lucio -  Carteirinho
Membro do Movimento Vermelho de Cataguases

Dessa vez, venho tratar de um tema polêmico, envolvendo a Estação Ferroviária, onde há rumores de que será sede do quartel da Policia Militar. Por enquanto não tem nada oficial. Ninguém confirma, como também ninguém desmente. Ficando a uma dúvida no ar.

Por falar na Policia e Trem, na  gestão passada, do Prefeito Willian,  no dia   20 de fevereiro de 2010, o  Vagão de Trem localizada da Pç Catarina  se transformou em  Núcleo   de Prevenção Ativa,  a serviço da Policia Militar.  O local  era utilizado pela Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, que lá mantinha o Centro de Informações Turísticas.

Perdemos um espaço turístico cultural para a Policia. Passado, mais de  3 anos, a cena poderá se repetir. Dessa vez, corremos o risco de perder Estação de Trem Ferroviária,  local que abria um centro cultural. E se isso acontecer, novamente perderemos espaço turístico cultural para a policia.

Vejo tais ações como assalto de nossa cultura, patrimônio e história. Realizados  pela própria policial, com a autorização de nossas autoridades.

Antes de entrar em mais detalhe,  volto no tempo para contar um pouco sobre a história da Estação Ferroviária, que “foi inaugurada em 1877 , depois de  ter seu nome alterado do original, Santa Rita da Meia Pataca. Em Cataguases, entre 1895 e mais ou menos 1910, existiu outra estação, início da extinta E. F. Cataguazes, ferrovia que, quando comprada pela E. F. Leopoldina em 1903, foi transformada em ramal, tendo-se, alguns anos depois, demolido a estação. Uma das estações mais antigas implantadas pela própria Leopoldina, não tendo sido adquirida de outras ferrovias, a estação de Cataguases até hoje tem o trem de minério da FCA transportando bauxita passando por ela, pelo centro da cidade e pelo meio das suas ruas, dividindo espaço com os automóveis, como sói acontecer em diversas cidades mineiras. O prédio fica no centro da cidade e hoje abriga um centro cultural.”  - Fonte das informações: http://www.estacoesferroviarias.com.br/efl_mg_linhadocentro/cataguazes.htm OBS: Esta reprodução foi feita por José Antônio de Ávila Sacramento, em 26 de dezembro de 2011, a partir de imagem de autoria ignorada exposta no interior da dita estação.


Volto no tempo também para lembrar das promessas do Cesinha, que colocou em seu plano de governo, na questão de Segurança: “Construção de um novo quartel de polícia”.Não poderia de deixar de citar o discurso do prefeito nos comícios, dizendo que  implantaria o Trem Turístico, e cito o   Projeto do Trem Turístico e Cultural “Cineasta Humberto Mauro”, em parceria com diversas prefeituras da região, propondo ações que contribuam para um modelo sustentável de desenvolvimento turístico, inserindo a população local e valorizando seu patrimônio histórico-cultural, material e imaterial. O percurso proposto compreenderá duas regiões: tendo início na cidade de Cataguases até Recreio e outra de Recreio a Volta Grande totalizando um percurso de aproximadamente 80 km.

Pelo visto, Cesinha não irá cumprir nenhuma das promessas. Não irá construir um novo quartel de policia, muito menos implantará o Trem Turístico. Seu governo será lembrado por acabar com mais um espaço cultural. Nesse caso, nossa Estação será “Extação”.  

Há tempos venho ouvindo essa promessa do  Trem Turístico, e  imaginava a Cataguases do Meu Jeito, com a Estação Ferroviária  lotada de turistas e moradores de Cataguases,  com  lojas de artesanato, praça de alimentação, exposição de arte..., chega a Maria Fumaça. O maquinista diz: “Apertem os cintos, próxima parada Volta Grande”. Os passageiros   embarcam  para um lindo passeio pela região. Essa atração turística iria fomentar o nosso comércio, atraindo  turistas e investidores. Gerando emprego e renda.

Agora, na Cataguases do Jeito do Prefeito, nada de turismo e cultura, a Estação Ferroviária será quartel da polícia. E imagino a Estação lotada, mas não de turista, ma sim de “criminosos”, sendo que a maioria  entraram para a vida do crime por falta de investimento na cultura e educação. Nada de Maria Fumaça,  mas sim camburão. E o “maquinista diz: “Apertem as algemas, próxima para o presídio. O passageiros embarcam para um passeio sem volta, sem cultura e educação, a grande maioria sairá de lá piores do que entraram.

É essa a Cataguases do Seu Jeito Prefeito? Tenho certeza que não é do nosso jeito. Devemos investir na educação e cultura. E o primeiro passo é preservar nossa história. E a história de Cataguases passa pela Estação Ferroviária. Espero que tudo não passa de um mal entendido.

Deixo claro que não tenho nada contra a polícia, inclusive, no passado fiz prova para a polícia e cheguei a passar, mas optei em ser carteiro. Minha irmã anos  mais tarde passou na prova e está a seis ano na policia.  Defendo os policiais, que são trabalhadores e deve ter condições de trabalho, no caso, um novo quartel. Agora, não posso concordar com a utilização de um espaço cultural. Temos em nossa cidade muitos imóveis, por que logo na Estação? Se não bastasse ocupar o Vagão de Trem vão ocupar a Estação Ferroviária? E a nossa cultura para onde irá? Vejo essas ações como assalto a nossa cultura, realizado pela própria policia e nossos governantes.  

Lembrando que por enquanto não tem nada de oficial. Como disse anteriormente, apenas rumores, boatos, fofocas.  Mas onde há fumaça há fogo. Nesse caso, a fumaça não é da Maria Fumaça do Trem Turístico. E caso realmente seja verdade, pode ter certeza prefeito, vai ter fumaça: “ A cobra vai fumar”! 

Nenhum comentário: