domingo, 27 de fevereiro de 2011

O fim das sacolas plásticas

Anderson Fuscão

Um dos problemas das enchentes que ocorrem no Brasil é o entupimento das redes pluviais e esgotos. E um dos elementos do nosso cotidiano que vem obstruindo o curso natural das águas da chuva é a sacola plástica, esta que acomoda nossas compras nos supermercados, lojas, açougues, farmácias e demais estabelecimentos entrou na mira de homens e mulheres comprometidos com novos e saudáveis hábitos de consumo. Pessoas atentas a diminuir os danos causados ao meio ambiente com disposição a forjar um novo meio de transporte de objetos, alimentos, remédios, roupas e demais que nós adquirimos no nosso dia a dia.

Através do vereador Vanderlei Pequeno esta pauta vai entrar novamente em discussão este ano na Câmara Municipal de Cataguases onde o mesmo parlamentar tem pretensão de realizar uma audiência pública dialogando com todas as partes interessadas em relação à mudança das sacolas plásticas comuns pelas sacolas biodegradáveis que traz como vantagem sua decomposição em 18 meses tornando-se pó e sendo consumidos pelas bactérias presentes no meio ambiente, ao contrário das sacolas comuns que podem demorar em serem decompostas 100 anos. Com a adoção destas sacolas biodegradáveis por nós habitantes cataguasenses a principio estaremos resolvendo dois problemas criados pelas sacolas tradicionais: a livre passagem das águas nas redes pluviais e esgotos e a compactação do lixo orgânico na lixeira.

Outra alternativa que depende muito mais da nossa relação de consumidor com os comerciantes é a embalagem retornável confeccionada em lona, palha ou algodão. Diria até a melhor alternativa para solucionar toda essa problemática que foi referida acima. Pois não nos cabe apenas deixar sobre a responsabilidade de governos a melhoria da nossa qualidade de vida no meio ambiente em que (con) vivemos. Estamos vivenciando um momento de mudanças de novos e saudáveis hábitos de consumo. Pois com a volta das sacolas e bolsas retornáveis estaremos de fato decretando o banimento das sacolas plásticas que tem nos causados grandes prejuízos ao meio ambiente naquilo que se refere à poluição. E isto torna visível ao olho nu e assustado a cada enchente que nos assolam nos revelando o quanto nós estamos agredindo a natureza e pagando com percas matérias e vidas humanas a fatura que nos é apresentada a cada ano.

Participe da audiência pública que nossos parlamentares hão de promover. É a nossa qualidade de vida que está em questão.

Nenhum comentário: