domingo, 29 de agosto de 2010

Deu na imprensa: “Itabira precisa receber mais pela exploração do minério”, diz Vanessa Portugal


Acompanhada de seus assessores e do belo horizontino radicado em Itabira e candidato ao Senado Efraim Moura, a candidata ao Governo de Minas Gerais pelo PSTU Vanessa Portugal, cumpre atividades políticas nesta terça-feira (24), em Itabira.

Vanessa, ao lado de Efraim , falou de suas medidas comocandidata ao Governo de Minas.


Pela manhã, depois de panfletagem na frente da portaria da Mina Cauê, na mineradora Vale, Vanessa Portugal falou ao Via Comercial sobre sua campanha às Eleições.

A candidata esteve em nossa redação e foi extremamente gentil falando das principais medidas do seu plano de governo, com destaque para as medidas de reestatização da Vale, Cemig, Copasa e da CSN, além do aumento do percentual dos royalties da mineração, passando dos atuais 2% para 30% do faturamento líquido. “Só com esta medida, Itabira receberia no mínimo 15 vezes mais do que recebe atualmente com impostos da exploração do minério”, defendeu a candidata.

Vanessa condenou o leilão da Vale e disse que Itabira é um evento clássico da exploração mineral e não pode ser destruída pela extração de suas riquezas como o minério de ferro. “Itabira poderia e tem o direito de receber mais.


Os recursos da cidade são poucos. Se compararmos o custo que a mineração traz para a cidade, como o assoreamento, o custo do que é minerar, não sobra quase nada para o município no que diz respeito a impostos e a margem salarial dos trabalhadores desse setor.


A cidade tem um custo de vida alto por um suposto dinheiro que circularia aqui dentro por conta dessa exploração, mas isso não acontece, o que abala a estrutura social, dificultando outras atividades econômicas, como a agropecuária e ou o turismo, por exemplo.


A degradação provocada por essa exploração é uma barreira para que as pessoas e investidores procurem a cidade. É um negócio assustador”, destacou a candidata.

Nenhum comentário: