
Se não houver uma mobilização imediata dos servidores públicos, a Prefeitura não reajustará os salários e tampouco atualizará o valor do Vale Alimentação de seus servidores, congelado há vários anos.
O valor do Vale-Alimentação pago é de R$ 120 reais e o Sindicato reivindicou que fosse reajustado para R$ 200, sem sucesso. Com relação aos salários dos servidores, a Constituição Federal garante o reajuste anual, o que já deveria ter sido feito.
No entanto, o Paço nega a atualização dos valores, alegando que os gastos com a folha estão no Limite Prudencial estabelecido pela lei 101/2000 - Lei de Responsabilidade Fiscal. Nenhum documento provando esta realidade foi entregue ao Sindicato da categoria.
A Prefeitura não informa também quais são as providências que está tomando no sentido de melhorar a arrecadação e impulsionar a economia do municípioio para sanar esse problema.
Entendemos que o governo municipal deveria apresentar detalhadamente as contas aos trabalhadores, com assessoria técnica do Sindicato, para dar mais transparência ao processo negocial.
Algumas ações administrativas e opções de contratação de serviços também precisam ser melhor explicadas. Desde o início do governo, vimos pontuando que o governo Willian terceiriza serviços(Lixo, Limpeza Urbana, Faixa Azul, Esgotamento Sanitário/Copasa, Marketing Muncipal) como se estivesse em boa situação financeira e pudesse conviver com essa evasão de recursos do érário público.
Cabe também ao Governo administrar bem os seus recursos humanos, pautando pelo controle da produção e produtividade de seus comandados.
Por outro lado, é necessário que os trabalhadores sejam tratados com dignidade e que tenham perspectivas de crescimento na carreira, além de remuneração à altura de suas necessidades e de suas famílias.
Responder simplesmente ao Sindicato que não cumprirá o que diz a Constituição, ou seja, que não reajustará os salários dos servidores, não resolve a questão. É preciso dialogar, senão a resposta da parte daqueles que trabalham pode ser contundente levando o município à instabilidade política e econômica.
Desde já, cabe ao Sindicato iniciar um processo de mobilização de seus representados para forçar o governo do PSDB ao debate franco e aberto.
Este é o caminho certo para o entendimento entre as partes.
6 comentários:
Uma sugestão:
Na segunda feira estarão na cidade os Srs Aécio Neves e Anastasia,pois bem o prefeito e os secretarios deverão estar com eles,pois bem preparem uma bela recepção para todos.
VERGONHAAAAAAAAAA ISSO QUE DA VOTAR NO 45,VOTAR PSDB!!!!!!
Com Hélio Costa, vamos detonar Anastasia. Ou melhor, vamos aplicar uma anestesia no Anastasia. Fora, tucanos folgados! Chega de fazer lambança no Estado é em Cataguases!!!!
Alo Professores votem em Helio Costa melhor para Minas, melhor para Ktá.
Sou do GAC e voto em Hélio Costa. Não quero Minas Anestesiado por essa corja do PSDB. Eu sei o que foi viver oito anos sob o jugo do tal Choque de Gestão, que pode ser traduzido em arrocho salarial, imprensa submissa e povo sem voz. Adeus Anestesia é Áecio!
Ouvinte revoltado disse...
Prestem atenção aos programas de radio.
O Sousa e Gomes é uma bajulação só ao prefeito a camara.Uma vergonha.
O do Jorge Fabio é dificil definir o que vale é o interesse do momento.
Para onde vai Cataguases?Desse modo para o buraco.
Pode se tornar o melhor BLOG dos partidos de Cataguases, basta atualizar sem tomar partido.Vamos trabalhar em GRUPO.
Wiliam bem avaliado será?
Postar um comentário