domingo, 28 de julho de 2013

Vadia sim, submissa não.

Vadia sim, submissa não.

Paulo Lucio - Carteirinho

Ontem, um grupo de mulheres feministas, fizeram manifestação no RJ, próximo ao local da Jornada Mundial da Juventude.

A manifestação é conhecida como Marcha das Vadias. O nome vadia é uma resposta as quem violentam e abusam das mulheres, que são vistas por muitos como apenas material de consumo.

Dessa vez, a manifestação deu o que falar, tendo em vista que algumas manifestantes foram para o confronto com os religiosos, indo quase sem roupas e quebrando imagens de santos e carregando cruzes.

Claro que viraria notícia e traria muitas polêmicas. Mas por que essas mulheres fizeram isso?

Para entender melhor isso, temos que voltar no tempo, no começo do mundo. A mulher sempre ficou em segundo plano para Deus e os religiosos.

O primeiro a ser criado foi o homem. Só depois a mulher, essa submissa ao homem. E para piorar, a mulher foi quem foi tentada pela serpente, fazendo Adão pecar. Com isso, ambos foram expulsos do Paraíso. Tudo por culpa da mulher.

Por causa disso: " Deus disse: 'Multiplicarei grandemente os teus sofrimentos e a tua gravidez; darás à luz teus filhos entre dores; contudo, sentir-te-ás atraída para o teu marido, e ele te dominará'''.
- Gênesis 3:16

Além da dor do parto, ''Se uma mulher der à luz um menino ela ficará impura por sete dias. Mas se nascer uma menina, então ficará impura por duas semanas''.- Levítico 12:2-8.

Foram viver em sociedade, o homem dominando a mulher. O homem poderia ter quantas mulheres quisesse.

"Rei Salomão amou muitas mulheres estrangeiras, além da filha do faraó. Eram mulheres moabitas, amonitas, edomitas, sidônias e hititas. Casou com setecentas princesas e trezentas concubinas, e as suas mulheres o levaram a desviar-se." Reis 1-11.

Porém, a mulher só poderia ter um único marido. Caso contrário, seria apedrejada. Como mostra a foto abaixo. Essa foto é recente. Até hoje muitos ainda condenam as mulheres com essas leis.

A submissão só foi aumentando. Vindo a diminuir no Novo Testamento: "Os maridos devem permitir que as suas mulheres, que são de um sexo mais frágil, possam orar''. - I Pedro 3:7.

Isso mesmo, a mulher não poderia orar. Quanto mais ser alguém dentro da Igreja. O que explica por que só os homens possam falar em nome de Deus, como os padres. As mulheres não podem dirigir uma missa.

Algumas igrejas, principalmente, as protestantes, romperam com essa submissão, permitindo que as mulheres sejam pastoras e comandar o rebanho. Porém, poucas mulheres são pastoras, a grande maioria é ovelha. Mas já avançamos.

De acordo com a Bíblia: ''O homem não foi criado para a mulher, mas a mulher para o homem''.- I Coríntios 11:9 .

É por pensamento assim, que muitas mulheres vem se manifestando. E enquanto continuar essa forma de pensamento sobre as mulheres, os protestos continuaram.

Será mesmo que são as mulheres feministas que estão erradas? A Igreja não tem que rever sua visão sobre as mulheres? Até quando as mulheres serão submissas aos homens? Serão apedrejadas? Serão tacada na fogueira da inquisição, essa não mais física, invisíveis nos atos machistas.

Não concordo 100% com as manifestantes, acho que exageram na dose. Mas não as condeno. Só elas sabem o que passam. A luta delas é por direitos iguais, ou menos desiguais.

As mulheres são mais frágeis, mas nem por isso devem ser submissas. Já passou da hora dos religiosos mudaram sua visão sobre as mulheres.

Nenhum comentário: