quinta-feira, 25 de julho de 2013

Era uma Vez

Acabo de assisti ao filme: Era uma Vez...

Um filme brasileiro de drama e romance inspirado na peça Romeu e Julieta, de William Shakespeare, tendo o Rio de Janeiro cenário.

O filme conta a história de Dé, um menino nascido e criado na favela do Cantagalo. Ainda criança, vê seu irmão ser assassinado por um traficante por conta de uma briga num jogo de futebol. Seu outro irmão, Carlão é expulso da favela e acaba preso por sua culpa.

Disposto a levar uma vida honesta, Dé trabalha num quiosque na praia de Ipanema e lá se encanta por Nina , uma menina rica que mora num prédio em frente ao quiosque.

Os dois se apaixonam. Dé mente sobre sua vida, dizendo que mora em Ipanema, que é surfista, tentando passar por uma pessoa da classe média, tendo em vista o preconceito com o pessoal do morro. Mas essa mentira é descoberta e não afasta Nina, que mantém o relacionamento.

O relacionamento de Dé e Nina vai aumentando. Seu pai, membro da elite, descobre e tenta impedir, porém, não consegue e acaba aceitando, já que quer o bem de sua filha.

Carlão, irmão de Dé, sai da cadeia, na verdade, foge. E se envolve com o tráfico e pretende tomar o morro e matar o assassino de seu irmão e se tornar chefe do morro.

Carlão toma o morro e muda a realidade da comunidade, tendo em vista que o ex-dono era muito violento. O novo "governo" é voltado para os mais pobres, onde Carlão faz festa, doa remédio, paga contas... tudo com dinheiro do tráfico, contrariando os cabeças do movimento, que cobram dele dinheiro.

Além dos "sócios" traficantes, Carlão tem que arrumar dinheiro para a polícia, par que não atrapalhe os negócios.

Sem dinheiro, ele resolve sequestrar Nina, namorada do irmão, que planejam fugir juntos. Carlão resolve fazer uma festa de despedida, na verdade, para colocar em prática seu plano de sequestro.

Evandro, pai de Nina, é avisado sobre o squestro e denuncia para a policia Dé, como um dos mandantes.

Dém sem saber de nada, vai pedir ajuda a seu irmão para encontrar Nina, mas logo descobre que foi ele quem fez sua namorada de refém. Os dois brigam e Dé acaba dando um tiro no peito de Carlão.

O chefe do morro se arrepende e diz ao casal para fugir dali. Com medo de a polícia não acreditar na inocência de Dé, os dois correm ao quiosque para pegar o dinheiro e fugir juntos para o Nordeste, porém acabam dando de cara com os policiais e com a imprensa.

Dentro do quiosque, os namorados decidem fingir que Dé está libertando Nina, para poderem sair de lá sem ser atingidos pela polícia. Apesar de o rapaz se entregar pacificamente, os policiais atiram nele. Fora de si, Nina pega a arma que Dé usou para atirar em Carlão e dispara vários tiros a sua volta, e também acaba sendo morta pelos policiais.

Dé e Nina morrem, como Romeu e Julieta. Um final trágico, o filme também. Mostra a dura realidade das comunidades do RJ. O preconceito, as dificuldades e a entrada do crime por pessoas, até então, do bem.

Filmaço.

http://www.youtube.com/watch?v=pXIpF5Bco8I

Nenhum comentário: