domingo, 17 de abril de 2011

Luciano: o “Jesus” de Cataguases


Venho acompanhando as sessões da Câmara de vereadores. Na sessão do dia 15 de Março, um fato inusitado chamou a atenção de todos que estavam presentes. Trata-se da utilização da Tribuna Livre (?) pelo professor Luciano.

Sua participação na sessão daquela “augusta casa” se deveu à necessidade de se discutir a cultura e a sequência da Lei Ascânio Lopes. Durante o fervor de seu discurso, feito de improviso, Luciano teceu alguns comentários e foi contundente ao dizer que “os nobres vereadores ganham muito e - com exceção de um (?) (Pequeno) - pouco fazem para a cultura da cidade”.

Apesar de estar na Tribuna Livre (?), seu discurso foi interrompido sobre a alegação de desrespeito aos edis. Mas qual foi o desrespeito?

“Por que reparar no cisco que está no olho do teu irmão, quando não percebes a trave que está no teu” – Mateus 7:1.

Na verdade, em alguns momentos, quem está sendo desrespeitado é o povo de Cataguases. Com vimos o desdém de nossa cidade com a brincadeira da aprovação da Lei do Fluminense; convênio com o “Governo do Estado” para o tratamento do esgoto; isenção de impostos a Copasa; doações de terrenos; mudanças; arquivamento do relatório do Vereador Pequeno comprovando irregularidades na contratação de ônibus escolares com verba do Fundeb... .

O desrespeito é tanto que chega a ser revoltante. Por falar em revolta, uma passagem da bíblia relata a entrada de Jesus no Templo: ... “E achou no templo os que vendiam bois, ovelhas e pombas, e também os cambistas ali sentados; e tendo feito um azorrague de cordas, lançou todos fora do templo, bem como as ovelhas e os bois; e espalhou o dinheiro dos cambistas, e virou-lhes as mesas; e disse aos que vendiam as pomba: Tirai daqui estas cosias; não façais da casa de meu Pai casa de negócio.”.

Voltando para o discurso da Tribuna Livre (?), Luciano - que é conhecido, pelos alunos e colegas de futebol, por “Jesus”, tendo em vista sua aparência: cabelo comprido e barba por fazer – se revoltou com a falta de intervenção política e omissão ao não cumprimento das leis, como a Leis Ascânio Lopes, que até a presente data não saiu o edital. Isso se sair esse ano. Vereadores o que estão esperando para fazer cumprir a lei!

No Templo, Casa do Pai, a última palavra é o “amém” E na Câmara, Casa do Povo?

“Se um cego conduz outro cego, ambos acabarão caindo num buraco”. Mateus 15:14.

Luciano, “Jesus de Cataguases”, não falou por parábolas, foi direto ao ponto. Seu discurso, na verdade, foi menos radical do que estamos acostumados a ler e ouvir: nas rádios, blogs, orkuts, e-mails, sites, boca maldita, botequins, nas ruas...

Segundo a lei da física: “toda ação tem reação”. A participação de Luciano na tribuna foi uma reação devido a falta de ação política e cultural . “Ouvires com os ouvidos, e não compreendereis; olhareis com os olhos, e não vereis” (Mateus 13:10).

Não é minha intenção jogar o povo contra a Câmara, colocar lenha na fogueira, muito menos defender Luciano – que é meu amigo – ou fazer críticas aos vereadores Apenas faço uma reflexão dos fatos. Espero que os nobres vereadores façam uma reflexão e que as críticas e comentários possam melhorar a atuação de nossos nobres edis, dos quais a cidade muito precisa.

“ O pior cego é aquele que não quer ver, o pior surdo é aquele que não quer ouvir e o pior mudo é aquele que não quer falar”.

Nenhum comentário: