quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Sessão da Câmara, dia 20 de Novembro de 2012.



Sessão Ordinária
Ordem do Dia
20/11/2012

Vereadores presentes: Guilherme, Vilela, Boneco, Boiadeiro, Fernandinho de Sereno, Canecão, Vicente, Pequeno e Beleza.
Vereador ausente: Eduardo Schelb
Futuros vereadores presente: Russo e Majella

*Logo após o hino, Vereador Guilherme cobrou do vice-presidente, Boiadeiro, a promulgação do projeto que regulamenta o uso das bicicletas motorizada, aprovada nessa casa, mas que foi vetado, porém, os vereadores derrubaram o veto, cabendo ao presidente Beleza sancionar a lei, porém não fez. Dessa forma, cabe ao vice-presidente, que também não fez.

- Meu comentário:  Esse projeto só foi aprovado devido a pressão dos interessados, que compareceram na Câmara antes e no dia da votação. Como estamos as vésperas das eleições, a não aprovação desse projeto poderia trazer alguns transtornos na campanha de alguns vereadores. Dessa forma, aprovaram ao projeto, que foi vetado. O veto foi votado na Câmara, novamente com sessão cheia, prevaleceu a pressão e o veto foi derrubado. Agora cabe ao presidente sancionar o projeto, mas esse não quer colocar o dele na reta e não cumpre a função do seu cargo, ou seja, o bônus todos querem, o ônus não. Como o presidente finge que não é com ele, a responsabilidade cai pra cima do vice-presidente, que também faz de bobo e vai enrolando. Como o único vereador interessado na matéria é o Guilherme, autor do projeto, não tem pressão pra cima da Câmara, onde os vereadores contam os dias para encerrar o mandato e não querem se meter em mais encrencas. Dessa forma, a única forma desse projeto ser sancionada é através de pressão popular, cabe aos interessados na matéria se manifestar, inclusive indo ao ministério público, do contrário, esse projeto não será aprovado, ficando para a próxima legislatura resolver. É uma vergonha esse fato, afinal, se os vereadores aprovaram a lei, derrubaram o veto, cabe agora sancionar. Por que não fazem? O que impede? O projeto é ou não legal?

Executivo:

Parecer Prévio Tribunal de Contas: Parecer Prévio Tribunal de Contas, Processo nº 697575 – Exercício 2004

*Parecer do Tribuna de Contas aprovando as contas do mandato do ano de 2004 da Prefeitura Maria Lúcia.

- Parecer aprovado por todos os vereadores.

Projetos de Lei:

1)      25/2012 – Autoriza Unificação da Área no Loteamento Sol Nascente, para cumprimento das Leis nºs 3.314/04 e 3.348/04.

- Em votação: Aprovado por todos os vereadores

2)      31/2012 – Estima a receita e fixa a despesa do Município de Cataguases para o exercício financeiro de 2013.
*Orçamento Municipal de 2013

- Em votação: Aprovado por todos os vereadores

3)      39/2012 – Dispõe sobre promessa de Concessão de Direito Real de Uso de Bens Imóveis e dá outras providências

·         É  a mesma lei dos aforamentos, que agora não estão sendo mais permitido, trocando a nomenclatura, considerando Sessão de Uso. Essa lei regulamenta as doações e  o uso dos bens, definindo prazo e metas para cumprimento, que caso não sejam cumprida o beneficiado perde o direito. Por exemplo, a pessoa ganhou um terreno, onde terá que num determinado prazo cercar o terreno e iniciar a obra, caso não cumpra dentro do prazo, poderá perder o terreno.

- Pequeno foi o único vereador a manifestar sobre o projeto, ficou com dúvidas em relação a algumas cláusulas nos contratos, mas que foram sanados pelo Procurador do Município, que estava na Sessão.

- Em votação: Aprovado por todos os vereadores

Legislativo

1)      Substitutivo a Lei Orgânica do Município de Cataguases (2º Votação)

- Lei  que modifica a lei Orgânica do Município.

- Em votação: Aprovado por todos os vereadores

2)      35/2012 – Dispõe sobre denominação de Laticínio  Homero Remigio de Resende a próprio do Município de Cataguases, Vereador Fernando Medeiros Pereira.

- Projeto sobrestado pelo autor .

3)      36/2012 – Dispõe sobre denominação de Praça Domingos Lanziere a logradouro do Município  de Cataguases. Vereador Fernando Medeiros Pereira.

- Em votação: Aprovado por todos os vereadores

4)      13/2012 – Dispõe sobre o Regimento  Interno da Câmara Municipal de Cataguases

*Projeto que altera o Regimento Interno. Só não consigo entender por que fazem isso, já que vão mudar uma coisa para a próxima Legislatura. Já que tinha que mudar, por que não fizeram antes. 

- Pequeno pediu sobrestamento por uma Sessão.

Grande Expediente:

Pequeno

O vereador cobrou o cumprimento da Lei Ascânio Lopes e solicitou que o prefeito destina a verba para os projetos que serão aprovados, onde fez algumas sugestões para isso. Cobrou resposta do requerimento que fez referente ao dinheiro da venda do imóvel na Avenida, no valor de R$ 3 milhões, que até hoje não foi respondido. Por fim, comentou sobre o Dia da Consciência Negra, contando um pouco da história da escravidão e da luta dos negros.

Vicente

Também ocupou a Tribuna e também fez comentários sobre o dia da Consciência Negra. 

Nenhum comentário: