terça-feira, 23 de outubro de 2012

Sessão da Câmara, dia 23 de Outubro de 2012.


Sessão da Câmara
23 de Outubro de 2012

Ordem do dia

Ausências dos vereadores: Guilherme da Faculdade, Eduardo Schelb e  Pequeno. 

Presença popular: Apenas 6 pessoas: Eu, ex-vereador Ratinho, Luciano Andrade, Thiago Toledo, irmão do futuro vice prefeito Filó e o vereador eleito Majella.

A apresentação do Orçamento Municipal de 2013 foi cancelada, tendo em vista que o funcionário da Prefeitura que faria a apresentação não pode comparecer, devido a   outros compromissos. Dessa forma,  a apresentação ficará para a próxima Sessão.

Executivo:

Projeto Substitutivo ao Projeto de Lei nº19/2012, que regulamenta o Transporte Coletivo Urbano por Ônibus no Município de Cataguases.

- Vicente pediu o sobrestamento do projeto e solicitou a presença de alguém da prefeitura para prestar maiores informações.

- Boneco acompanhou Vicente e disse que tem um projeto voltado para o transporte e que precisa conhecer melhor esse projeto para que possa colocar em votação o seu, referente ao passe único.

Projeto sobrestado.

Meu comentário: O projeto deve ser melhor estudado, já que revoga algumas leis. A questão é como será feita a  regulamentação, que deve levar em considerações as leis aprovadas, como por exemplo, a lei que da gratuidade aos portadores de necessidades especiais, idosos e o projeto que amplia o passe dos estudantes para os fins de semana e feriados. Será que esses projetos estão na regulamentação ou serão revogados? Além de outras questões que devem serem analisadas.

 Projeto de Lei nº 32/2012, que trata da implementação de licença para qualificação e aprimoramento profissional e do adicional de capacitação e qualificação dos Servidores Públicos do Poder Executivo do Município de Cataguases, e que também estabelece as normas de enquadramento.

- Boneco pediu o sobrestamento, usando a mesma palavras de Vicente no projeto anteriro, pedindo que fosse feito análise mais detalhada.

Projeto sobrestado.

Comentário de Marcelo Lopes no seu site: Lei que concede ao servidor público municipal “licença para aprimoramento profissional” sendo que o tempo de afastamento será computado para os fins de direito. Além disso, o servidor não terá nenhum prejuízo de seus vencimentos, que será feito pela média dos últimos doze meses trabalhados anteriores ao início do curso com todos os reflexos legais durante o tempo necessário à sua realização. O servidor licenciado também continuará recebendo a cesta alimentação durante o tempo em que estiver no curso.  Concluído o curso o servidor terá um acréscimo de cinco por cento sobre o seus vencimentos básicos que tenham concluído o curso superior e exerçam cargo que não exige esta formação; Já o servidor que concluiu o curso de especialização em nível de pós-graduação terá acréscimo de dez por cento; os que concluírem o mestrado terão trinta por cento de aumento sobre os seus salários base e, aqueles que concluírem o doutorado, receberão aumento de cinqüenta por cento sobre o salário base.

Meu comentário: Um projeto interessante e que valoriza os funcionários, incentivando seu aperfeiçoamento. Porém, entendo eu que os valores são baixos. Acho o valor de 10% na pós-graduação muito baixo. Conforme Thiago Toledo comentou comigo, para que o funcionário recuperar o que gastou, demoraria em torno de mais de 6 anos. Dessa forma,  o projeto não incentiva os funcionários. Mas vejo como um  avanço a aprovação desse projeto, em relação aos valores, pode ser mudado no Plano de Cargo e Salários.

Em seguida foram apresentadas as moções de pesar e congratulações. Como não havia ninguém escrito no Grande Expediente, o presidente Beleza deu como encerrada a Sessão. 

Nenhum comentário: