terça-feira, 16 de outubro de 2012

Sessão da Câmara, dia 16 de Outubro de 2012.



Sessão Ordinária
Ordem  do Dia
16/10/2012
Às 18:00



Ausências: Vereador Boiadeiro
Atraso: Vereador Eduardo Schelb que chegou no final da Sessão, já no Grande Expediente.

Deu entrada a Lei de Diretrizes Orçamentária – LDO –, o  Orçamento Municipal para o ano que vem. O vereador Vicente pediu que a mesa diretora para fazer um ofício para o Executivo solicitando a vinda de profissionais e técnicos da prefeitura para prestar maiores detalhes.


Legislativo:

Projeto de Lei:

Nº 17/2012 -  Dispõe sobre a instalação de Câmeras de Seguranças Externas interligadas ao sistema de monitoramento da Polícia Militar nas Escolas Municipais, Creches e Pontos de Táxi e em locais de grande circulação no Município de Cataguases e dá outras providências. Vereador Guilherme Valle de Souza.

- Projeto retirado pelo autor.


Guilherme cobrou da mesa diretora a sanção do projeto que regulamento o uso das bicicletas a motor. Projeto que foi aprovado por essa casa, vetado pelo prefeito, sendo que os vereadores derrubaram o veto. Dessa forma, cabe ao Legislativo sancionar a lei. Porém, o presidente Beleza não fez, muito menos o vice Boiadeiro. Guilherme cobrou o cumprimento da lei.


Grande Expediente: Inscritos Vereadores: Vanderlei Teixeira Cardoso, Guilherme Valle de Souza, Vicente de Paulo Dias.  

Guilherme e Vicente comentaram sobre o resultado das eleições.

Pequeno também comentou a respeito das eleições, citando a postura de alguns candidatos a vereador, que jogaram sujo, inventando e criando boatos a respeito dos atuais vereadores.  Mas focou no trabalho do seu mandato, fazendo um apelo do Executivo para o caso de um morador do Bairro São Vicente,  enfermo que precisa de mais atenção por parte da Secretaria de Saúde. Cobrou também o comprimento da lei Ascânio Lopes, citando que até a presente data não foi aprovado os nomes  contemplados  pela lei, que se não for aprovado a tempo ficará para o Orçamento do ano que vem,  jogando a responsabilidade para o próximo prefeito. Fez comentário sobre as exonerações e a sobre a edição do Jornal Cataguases, divulgado em preto em branco, por quê?



Meus comentários:

A Sessão não foi produtiva, na verdade, lamentações.  Final de mandato é normal. Ainda mais depois da derrota que os vereadores tiveram.


O que chamou a minha atenção foi as ausências, mas apenas dos vereadores, e sim dos populares, e, principalmente, dos vereadores eleitos e membros do partido da base do prefeito que irá assumir.

 Presente no local apenas 4 pessoas: Eu, Luciano Andrade, Daniel Souza e o ex-vereador Ratinho.    Lembrando que estamos prestes a votar importantes projetos para a próxima legislatura, como por  exemplo a LDO – Orçamento para o próximo ano -; a mundanas da Lei Orgânica do Município e no Regimento Interno da Câmara. Dessa forma, a presença dos vereadores eleitos e dos partidos que irão compor a base do Governo Cesinha é importantíssima. Apesar de assumirem apenas no dia 1 de Janeiro de 2013, no meu ponto de vista, deveriam colocar em prática o que disseram nessa eleição, dizendo que amam Cataguases, que estão preocupados com  a cidade. Mas  por que a ausência?

Sei que  meus comentários irão  causar polêmicas. Vão dizer que não está na hora de criticar as pessoas que ganharam, tem que esperar eles assumirem primeiro.... Mas vale destacar que eu estava na Sessão, ou melhor, nas Sessões. Não fui candidato, mas participei e continuo participando da vida política de nossa cidade, independente de lado e partido, de vitória ou derrota. Abro mão da minha família, lazer, diversão, esporte... afinal, eu amo Cataguases e quero ver a cidade melhor. E não vai ser com elogios, mas sim com vontade política, críticas e lutas.   

Cobrem dos vereadores, atuais e futuros. Cobrem do prefeito, atual e futuro. Participem política da cidade. Política se faz todos os dias.


Nenhum comentário: