segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

O BRILHO DA ESTRELA DO PT E DE LULA.




Fim das eleições presidenciais. Na festa da democracia quem festejou foi o PT, que conseguiu eleger a companheira Dilma Rooussef, sucessora do presidente Lula e primeira presidenta do Brasil.






Como explicar essa vitória? Afinal de contas, apesar de sua trajetória política, destaco a luta contra a Ditadura Militar onde foi presa e torturada, Dilma nunca disputou nem par ou impar eleitoral. Sua candidatura sequer passou por uma votação e aprovação no partido, foi escolhida e imposta pelo presidente Lula.


A explicação é fácil. O povo brasileiro votou pela continuidade do projeto político implantado por Lula. Mas que projeto é esse? Como podemos definir o Governo Lula? Esquerda ou direita? Neo-liberal ou socialista?


O que é neo-liberal?

Em poucas palavras: neo-liberalismo é um sistema político que segue a teoria do capitalismo : anulação do Estado; defesa do setor privado; controle da economia pelas empresas privadas; criação e fortalecimento de ONGs; livre comércio; luta pelo capital; vulgo direita. No neo-liberalismo o setor público não presta, deve ser substituído pelo setor privado. Quem fornece saúde de qualidade não é o SUS, mas os planos de saúde. Escola de boa qualidade deve ser particular. Nada público, tudo pago, e muito bem pago. Um sistema voltado para quem tem dinheiro.
O que é socialismo?



O socialismo é um sistema que segue a teoria do comunismo: Estado forte e soberano; defesa do setor público; controle da economia pelo Estado; criação e fortalecimento dos sindicatos, associações e cooperativas; luta pelo social; vulgo esquerda. É dever do Estado fornecer educação, saúde, segurança, ... tudo público, pago com dinheiro público, conquistado através de impostos. O sistema é voltado para todos. Não visa o lucro, faz pelo social.


Qual é o sistema político que impera no Brasil? Neo-liberalismo ou socialismo?

No Brasil, o sistema que predomina é o neo-liberalismo, implantado na era do Governo de Fernando Collor/Itamar, dando sequência no governo FHC. Para facilitar sua implantação, esses dois governos privatizaram e sucatearam todo setor público, passando uma imagem que setor público não funciona. Assim, abriram as portas para as empresas estrangeiras se instalarem. Alugaram o Brasil.

E o Governo Lula, qual desses sistema representa? Neo-liberalismo ou socialismo? Esquerda ou direita? Governo Lula não é neo-liberal nem socialista. Segue um sistema novo, fazendo fusão entre setor privado e setor público. Esse sistema, ainda sem definição, eu defino como “neo-socialismo”.

Para facilitar o entendimento cito como exemplo os investimentos na área da saúde e educação. O Brasil possui 5.565 municípios. É quase impossível construir e manter unidades públicas como universidades e hospitais em todos esses municípios. Porém, o governo de alguma forma tem que fornecer saúde e educação para a população.

Para investir nessas áreas, é necessários gastos com construções, que além de gastos exorbitantes, o tempo para entrega parece não ter fim. Sem contar os problemas com desvios e corrupções. Com isso, o Governo mudou a forma de investimento, ao invés de obras públicas, investiu nas obras privadas. Aproveitou as estruturas do setor privado e através de projetos sociais levou serviço público de qualidade a boa parte da população.

Um deles é o ProUni. Através de bolsas de estudos, um aluno estuda de graça, ou, a custo reduzido, em faculdades particulares. Na saúde, enfermos são tratados em hospitais particulares e nas Santas Casas de “Caridade”, através de verbas públicas, uma parceria com o SUS.



O governo faz política pública no setor privado. Em outras palavras: terceirização de serviço público. Uma espécie de socialização do neo-liberalismo, que sem dinheiro público não sobrevive, a prova está nas crises, que antes eram tsunamis, no Governo Lula não passaram de marolinhas.
Lula não fez nenhuma revolução, apenas negociou com o setor privado. Essa forma de negociar Lula aprendeu na época em que foi presidente do Sindicato, que tem como função ser o elo de negociação entre patrão e trabalhadores, visando fechar acordos que favoreçam ambas as partes.
Lula mostrou que é um ótimo negociador, conseguiu negociar e intervir em guerras, economias, costumes e questões ambientais no mundo afora. Chegando ao ponto de ser considerado por Barack Obama, como o “O CARA”, além de seu nome ser indicado a ocupar um cargo na
ONU.

Com tamanha influência, Lula conseguiu trazer para o Brasil a Copa do Mundo/2014 e a Olimpíadas/2016.
Lula recuperou e fortaleceu as empresas que sobreviveram das privatizações da era FHC, .como a Petrobrás, que hoje é umas das maiores do mundo. Com a descoberta do Pré-sal, o Brasil será uns dos maiores produtores de petróleo do mundo.



Outro projeto que mostra a presença do Estado é o PAC, investindo em infra-estrutura (rodovias, portos, aeroportos, estradas, ferrovias, etc) e saneamento básico. Vale lembrar do PAC das Cidades Históricas, que enviará
para Cataguases R$ 29 milhões. Sem esquecer dos projetos sociais, como o minha casa minha vida, levando moradia a milhões de brasileiros, e mais importante projeto social, o Bolsa Família.

O resultado não poderia ser outro, Lula retirou milhares de pobres da miséria, aumentou a classe média, criou 15 milhões de empregos e levou dignidade para o povo brasileiro.

Esse é o jeito Lula de governar: fortalecimento do setor público e privado. Com isso, encerra seu mandato com alta popularidade, conseguindo aliar 10 partidos na Coligação: Para o Brasil continuar mudando. Elege Dilma sua sucessora; faz 18 Governadores da base do Governo; consegue maioria na Câmara e no Senado.

Lula conseguiu apoio de antigos desafetos. Inclusive em Cataguases. Quem um dia imaginaria o carro que brilha, desfilando pelas ruas de Cataguases, fazendo

campanha para o PT e para companheira Dilma? Esse é o brilho da estrela do PT e
do companheiro Lula.




















Nenhum comentário: