quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Onde foi que ele errou?

Vanderlei Pequeno

O jornal Cataguases publicou nesta última edição, 13.11, nos Atos do Executivo, várias rescisões contratuais e exonerações de trabalhadores da prefeitura. Não há contrapartida de contratação na mesma edição. Vamos aguardar a próxima semana para conferir.

Se não forem admitidos novos trabalhadores, fica claro que a administração Willian Lobo, sabe-se lá, ancorada em que interesses, inchou a prefeitura; está agora premida pelas altas despesas despendidas com a folha de pagamento e tem no seu encalço as exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal. Com isso, demite e tensiona o nosso já difícil quadro social, aumentando o índice do desemprego em nossa cidade.

Se a verdade não é esta, com o “enxugamento” anunciado no Cataguases, está desencadeado o processo de super exploração no trabalho público municipal. Claro, reduzindo o número de funcionários e mantida a demanda de serviços, os que ficam são obrigados a dar conta do recado e, como temos visto nos nichos tucanos, sob forte pressão.

A tensão entre os servidores da prefeitura é uma realidade. Não é por acaso que 5% dos atuais trabalhadores municipais estão em licença-saúde. Como se não bastasse o congelamento dos salários e do Vale Refeição, a reclamação em torno das condições de trabalho é uma constante.

Toco nesse assunto, pois já antevejo uma reestruturação administrativa com todo o requinte de crueldade, bem ao estilo do PSDB, na pauta da atual gestão municipal. Não tenho dúvidas de que essa ação do governo Willian desencadeará uma crise no setor público, com desgastes evidentes para todos: poder público, trabalhadores e população. Os servidores concursados estarão cada vez mais pressionados no ambiente de trabalho e os contratados sofrerão no dia-a-dia a constante ameaça de perderem seus empregos.

É difícil entender a situação criada. Será que o prefeito já identificou o momento em que seu governo errou? Sim, quero saber se ele contratou além da necessidade nesses dois primeiros anos? – e em caso de resposta positiva, estará declarado o seu ato de improbidade administrativa; ou se seu governo pretende explorar a exaustão os nossos servidores públicos, com uma carga excessiva de trabalho, para preservar o equilíbrio orçamentário do município e cumprir a Lei de Responsabilidade fiscal?

É preciso que essa administração municipal mostre a que veio; e que comece expondo o seu projeto de crescimento econômico com o conseqüente aumento da arrecadação pública? Já se foram dois anos de gestão. O governo federal tem feito a sua parte, investindo em educação e infra estrutura na cidade: creche municipal, Programa Minha Casa Minha Vida, Projovem, Ifet, Eja, Centro de inclusão Digital, calçamento/asfaltamento de vias etc. Que o município faça a sua, desenvolvendo políticas de geração de emprego e renda, que tenham como conseqüência a melhoria da qualidade de vida e o aumento do consumo da população. O aumento da arrecadação e a folga nos índices das planilhas das contas públicas seriam inevitáveis.

Assim, o nosso secretariado poderia trabalhar com mais liberdade e de forma menos conservadora, defensiva...sem o jugo da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Estariam descartadas também as ações iníquas sobre aqueles que querem apenas trabalhar em paz!

Nenhum comentário: