sexta-feira, 23 de abril de 2010

Secretaria de Cultura e cultura em Cataguases: cada dia mais, menos! (?)

Só mesmo com saudosismo se pode relacionar Cataguases com cultura. A cidade, que já revelou talentos em várias artes consagradas e em várias atividades também de valor cultural inestimável, agora se limita a reverenciar o passado...

Movimento Verde, arquitetura modernista, cinema de Humberto Mauro, craques do futebol, viagens de trem, rodas de samba e mpb nos bairros, festivais... eu também queria ter vivido isso tudo! Mas, inconsolado pela ausência de perspectivas de compensações, o mínimo que me obrigo a fazer é reclamar.

Se só eu reclamar, ou se eu só reclamar, sei que não estarei contribuindo quase nada. Então, fica o convite a reclamar feito a quem mais achar que não dá pra simplesmente aceitar calado uma situação que é da responsabilidade de todos. E fica também o convite a uma reflexão que possa resultar em alguma atitude de combate ao problema. E que problema!

Eio: não é novidade pra ninguém que nossa população atualmente se preocupa muito mais em repetir a cultura de massa - que nos chega via mídias corporativas - do que em produzir ou valorizar nossa cultura regional e local; ainda temos artistas excelentes na literatura, na música, nas artes plásticas e dramáticas e em outras artes e atividades, mas se ficarmos deixando de prestigiá-los pra ficar vivendo as artificiais produções midiáticas - como aquelas jaulas de observação de humanos controlados por produções mercadológicas, ou como novelas que re “produzem” padrões a ser sonhados e imitados, ou os jornais promotores das tragédias burguesas e fabricantes de ideologias idiotas - eles vão desistir; é triste: nossos artistas vão acabar “desesistindo”!

Tô imaginando o que aconteceria se nossa população acordasse de uma hora pra outra do sono cultural a que estamos induzidos: a primeira pergunta talvez fosse: quem é nosso secretário de cultura?

Quem é nosso secretário de cultura? Pergunto eu, professor e livreiro nesta cidade. Quem é a pessoa com a missão mais importante para uma qualquer esperança de ver ressurgir uma cidade culta, com opções de lazer, e eventos para todos os públicos; principalmente para os que não podem pagar, pois os que podem devem estar se divertindo noutros lugares do mundo.

Nós, que não podemos viajar, ficamos esperando que algum corajoso tente alguma festa e receba um sim das autoridades políticas, e de promoção de justiça e segurança pública. Não quero acreditar que esses três setores tenham realmente aversão a festas populares.

Quero cultura em Cataguases, para ter argumento para aconselhar a um amigo a se envolver com uma atividade social e desligar a tv ou abandonar um vício...

Quero uma cidade que possa outra vez se orgulhar de sua vida cultural. A quem achar que sou utópico - sou mesmo, daqueles que estão dispostos arriscar a pele pelos seus ideais - convido a pelo menos prestar atenção na nossa quase apagada luz no fim do túnel, nossa secretaria de cultura.

Cultura! Nós precisamos e merecemos!

luciano de andrade

Nenhum comentário: