domingo, 15 de novembro de 2009

Curso Segurança do Trabalho GRATIS‏

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS – CAMPUS JUIZ DE FORA

Edital do Exame de Seleção para Educação Técnica a Distância -2010 e-Tec Brasil- SEED/MEC

- EDITAL nº 005/2009 -

O Diretor Geral “Pro Tempore” do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste
de Minas Gerais – Campus Juiz de Fora, torna público que, nos termos da legislação vigente, estão abertas as inscrições para o Exame de Seleção do INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS – CAMPUS JUIZ DE FORA, sucessor do Colégio Técnico Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora, nos termos da Lei N.º 11.892 de 29 de dezembro de 2008, doravante denominado Campus Juiz de Fora, na modalidade de EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD), para matrícula no 1º semestre do ano letivo de 2010, nos polos de EaD situados nas cidades de: Almenara, Boa Esperança, Cataguases, Juiz de Fora, Porteirinha, Três Pontas e Timóteo, dos Cursos abaixo relacionados, obedecendo às instruções do presente Edital.

1. DOS CURSOS, POLOS, NÚMERO DE VAGAS E DURAÇÃO:
Serão oferecidas 690 (seiscentos e noventa) vagas aos alunos que concluíram o Ensino Médio, ou
equivalente, assim distribuídas:


CURSO ------------------------POLO--------------VAGAS------DURAÇÃO
Serviços Públicos--------------lmenara------------50----------4 ( quatro) módulos
Serviços Públicos--------------Boa Esperança-----50----------4 (quatro) módulos
Serviços Públicos--------------Juiz de Fora--------50----------4 (quatro) módulos
Serviços Públicos--------------Porteirinha---------50----------4 (quatro) módulos
Serviços Públicos--------------Timóteo------------50-----------4 (quatro) módulos
Serviços Públicos--------------Três Pontas--------50-----------4 (quatro) módulos
Segurança do Trabalho--------Almenara----------50-----------4 (quatro) módulos
Segurança do Trabalho--------Boa Esperança----50-----------4(quatro) módulos
Segurança do Trabalho--------Cataguases--------50-----------4 (quatro) módulos
Segurança do Trabalho--------Juiz de Fora-------50-----------4 (quatro) módulos
Segurança do Trabalho--------Porteirinha--------50-----------4 (quatro) módulos
Segurança do Trabalho--------Timóteo-----------50------------4 (quatro) módulos
Enfermagem-------------------Boa Esperança----40------------4 (quatro) módulos
Enfermagem-------------------Juiz de Fora-------50------------4 (quatro) módulos

2. DA INSCRIÇÃO:

2.1. As inscrições realizar-se-ão no período de 09 de novembro a 13 de dezembro de 2009, através do sítio http://www.jf.ifsudeste.edu.br/ ou www.ctu.ufjf.br. O acesso ao site também poderá ser feito nos locais e horários especificados pelas Secretarias de Educação de cada município-polo.

2.2. Este Edital, bem como o programa da prova, estarão disponíveis no sítio www.jf.ifsudeste.edu.br ou http://www.ctu.ufjf.br/ e no polo de apoio presencial da cidade

2.3. O valor da contribuição de inscrição é de R$20,00 (vinte reais) e será gerado um boleto bancário para recolhimento nas agências da Caixa Econômica Federal ou Casas Lotéricas, até o dia 14 de dezembro de 2009. A inscrição só será efetivada após quitação da contribuição de inscrição.

2.4. Estarão isentos os candidatos beneficiados pelo “Programa Bolsa–Família” do Governo Federal. As inscrições destes candidatos deverão ser feitas exclusivamente no Polo de apoio presencial do seu município durante o período das inscrições e no horário comercial, munidos da documentação que comprove a participação em tal Programa.

2.5. As inscrições encerrar-se-ão, impreterivelmente, na data e horários fixados neste edital.

2.6. Na eventualidade de não se preencherem 50% (cinquenta por cento) do número de vagas prescritas neste edital, em cada curso, ao término do período de inscrição, o curso fica automaticamente suspenso até a publicação de novo edital. Neste caso, os candidatos que contribuíram com R$20,00 no ato da inscrição serão ressarcidos no dia 05 de fevereiro de 2010, no horário de 11h às 19h no polo de apoio presencial ou na Secretaria de Educação do município, com um representante do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais – Campus Juiz de Fora, sendo necessário apresentar o boleto bancário devidamente autenticado.

3. DA PROVA E DATA

3.1. A prova presencial será objetiva e realizada em uma única etapa, nas instituições de ensino cadastradas pelas Secretarias de Educação de cada município. Os candidatos devidamente inscritos deverão se dirigir ao polo de apoio presencial, no horário de funcionamento do mesmo, para se inteirarem do local de realização da prova.

3.2. A prova de que trata o item 3.1 será no dia 10 de janeiro de 2010 – domingo, no horário de 14h30minh às 18:30h.

3.3. A prova referida no item 3.1 será composta de questões das seguintes disciplinas:

Nº de questões

Prova

Língua Portuguesa e Literatura 13
Física 7
Química 7
Biologia 7
Matemática 12
História 7
Geografia 7
Total de questões da Prova 60

3.4. O candidato somente terá ingresso ao local onde fará a prova, mediante apresentação de documento de identificação oficial com foto (carteira de identidade, carteira profissional, carteira de motorista, outros).

4. DA CORREÇÃO E DOS CRITÉRIOS

4.1. A prova prevista será objetiva, com duração de 04 (quatro) horas.

4.2. Será eliminado o candidato que faltar à prova.

4.3. O candidato deverá apresentar-se munido do documento de identificação oficial com foto recente, caneta esferográfica azul ou preta, lápis e borracha.

4.4. Não será permitido no Exame de Seleção, ao candidato, o uso de qualquer equipamento eletrônico (calculadora, agenda, diário, relógio de qualquer tipo, celular, MP3, etc.), bem como o uso de boné, chapéu, óculos escuros, tiaras e similares.

4.5. O candidato só poderá retirar-se do local de aplicação da prova 60 (sessenta) minutos após o início de sua realização.

4.6. Não será permitido ao candidato levar consigo o caderno de prova.

4.7. Não haverá, em hipótese alguma, prova de segunda chamada.

4.8. No caso de o candidato não poder locomover-se até o local da prova, devido a algum tipo de enfermidade, poderá fazer a prova onde estiver internado ou domiciliado, desde que esse atendimento seja requerido junto à Coordenação do Polo, COM ANTECEDÊNCIA MÍNIMA DE 48 (QUARENTA E OITO) HORAS, APRESENTANDO ATESTADO MÉDICO (DATADO, ASSINADO) e que sejam especificadas e indicadas as condições necessárias para a realização da prova.

4.9. O candidato beneficiado com o disposto no item 4.8 somente poderá submeter-se à prova na mesma data e horário estabelecido para os demais concorrentes.

5. DA CLASSIFICAÇÃO E PUBLICAÇÃO DOS RESULTADOS

5.1. Os candidatos serão classificados em ordem decrescente de pontos.

5.2. Ocorrendo empate, serão adotados os seguintes critérios de desempate:
1. maior pontuação em Português;
2. maior pontuação em Matemática;
3. idade maior.

5.3. Os candidatos selecionados terão seus nomes publicados em listas afixadas nas dependências do polo de apoio presencial da cidade e no sítio www.jf.ifsudeste.edu.br ou www.ctu.ufjf.br, até o dia 21 de janeiro de 2010.

6. DOS RECURSOS :

6.1. Caberá recurso, no prazo máximo de 24 (vinte e quatro) horas, contado a partir da data de divulgação tanto do gabarito quanto da classificação final.

6.2. O recurso será dirigido ao Coordenador da COMISSÃO DE SELEÇÃO, em primeira instância, devendo o requerimento ser protocolado na Secretaria do polo de apoio presencial da cidade.

6.3. O recurso deverá ser apresentado em folha separada para cada questão recorrida, com indicação do número da questão, da resposta marcada pelo candidato e da resposta divulgada pelo Campus Juiz de Fora, com argumentação lógica e consistente, bem como a indicação clara da bibliografia pesquisada pelo candidato referente a cada questão.

6.4. Admitir-se-á um único recurso por questão por candidato, devidamente fundamentado, sendo que não serão aceitos recursos coletivos.

6.5. Os recursos que não estiverem devidamente fundamentados serão rejeitados e também aqueles que derem entrada fora do prazo.

6.6. Se o exame dos recursos resultar em anulação de questão, o total de pontos possível será reduzido na quantidade de questões anuladas.

6.7. Se houver alteração do gabarito oficial, por força de provimento de algum recurso, as provas serão corrigidas de acordo com o novo gabarito.

7. DA MATRÍCULA:

7.1. As instruções para a matrícula estarão disponíveis para os candidatos, a partir do dia 10 de janeiro de 2010 no sítio www.jf.ifsudeste.edu.br ou http://www.ctu.ufjf.br/.

7.2. SERÁ ELIMINADO, E NÃO EFETUARÁ MATRÍCULA, o candidato aprovado no processo seletivo que não apresentar a documentação comprobatória de conclusão do ensino médio ou equivalente.

7.3. Não será permitido o registro acadêmico do candidato classificado que já esteja matriculado em outro Curso Técnico no Campus Juiz de Fora.

7.4. Perderá o direito à vaga o candidato aprovado no Exame de Seleção que não efetuar sua matrícula na data prevista.

7.5. Será vedado o Trancamento de Matrícula, no primeiro módulo dos Cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Subsequente na modalidade de EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD).

8. Os casos omissos serão analisados e resolvidos pela Comissão do Exame de Seleção-IFJF-2010-

Juiz de Fora, 26 de outubro de 2009.
Prof. Paulo Rogério Araújo Guimarães
Diretor Geral "Pro- tempore” do Campus Juiz de Fora

Nenhum comentário: