quarta-feira, 14 de setembro de 2011

“Vamos celebrar(e) nosso governo! E nosso estado que não é nação”

“Vamos celebrar(e) nosso governo! E nosso estado que não é nação”

Paulo Lucio - Carteirinho

Acompanhei via net – facebook Acorda Cataguases- e Primeiro Jornal - destaco para a matéria do Jornalista Doug Menhinick – a cassação do alvará do estabelecimento Espaço para Eventos Celebrare.

A licença de funcionamento foi cassada porque, argumentou a prefeitura, houve reclamações de alguns moradores. Não é a primeira vez que isso acontece em Cataguases. Em 2009, após reclamações de apenas dois moradores, foi cancelada a Fest Expô que acontecia na Avenida Meia Pataca, embora fosse um evento grande e muito bem organizado, com Shows Bonde do Forro e Cidade Negra. O cancelamento trouxe prejuízos para os promotores do evento, barraqueiros, população e para a cidade.

Dois fatos lamentáveis, tendo em vista a falta de lazer e diversão na cidade. Mas não venho lamentar, mas sim celebrar. Ou fazendo o trocadilho, celebrare. Como dizia Renato Russo, na música Perfeição, “ vamos celebrar(e) a aberração de toda a nossa falta de bom senso”... “Vamos celebrar(e) nossa tristeza.Vamos celebrar(e) nossa vaidade.”

O cantor ironiza na letra que devemos “esquecer a nossa gente, que trabalhou honestamente a vida inteira, e agora não tem mais, direito a nada...”. Com isso, sem eventos, para quem fica na cidade, a única diversão são os bares na Avenida. Ou ficar na frente da TV - sorria você está sendo manipulado! Plim, Plim : Vamos celebrar(e) a estupidez humana ... vamos celebrar(e) a estupidez do povo”.

Sem eventos, a cidade fica no atraso, trazendo prejuízos para o comércio local, afinal, os eventos atraem visitantes e renda para a cidade. Destaco também que, sem ter o que fazer na cidade, os cataguasenses acabam se arriscando nas estradas à procura de eventos. Novamente, cito Renato Russo: “Vamos comemorar como idiotas. A cada fevereiro e feriado.Todos os mortos nas estradas”.

Mas nem tudo está perdido. Afinal, como disse Renato Russo, “vamos celebrar(e) nossa justiça”, que liberou o funcionamento do Espaço para Eventos Celebrare. Com isso, nossos jovens terão um pouco de diversão. Mas é pouco, precisamos de muito mais. Precisamos de investimento em cultura, mas que infelizmente, a atual gestão vem andando na contra-mão. Tanto que até hoje não nomeou ninguém para assumir o cargo de Secretário de Cultura, depois da saída da ex-secretária. Nossa “Política Cultural” é gerida pelo Secretário de Esporte. Será que não precisamos de um Secretário de Cultura? Um Secretário de Esporte tá de bom tamanho? Cultura não é importante?

Dessa forma, devemos “celebrar(e) nosso governo, e nosso estado que não é nação... Vamos celebrar(e) o horror de tudo isto. Com festa, velório e caixão. Tá tudo morto e enterrado agora. Já que podemos celebrar(e) a estupidez de quem cantou
essa canção”. Ou melhor, celebrar(e) a estupidez de quem escreveu essa matéria.

Nenhum comentário: