terça-feira, 2 de março de 2010

NOTA OFICIAL

PARTIDO DOS TRABALHADORES
Cataguases MG

NOTA OFICIAL

O Partido dos Trabalhadores de Cataguases, através de sua Comissão Executiva Municipal, vem a público manifestar preocupação com a situação de completo abandono e com o péssimo estado de conservação do prédio onde funciona a Escola Estadual Manoel Inácio Peixoto, o nosso “Colégio de Cataguases”.

A construção é um verdadeiro baluarte do saber pelo seu passado de glórias, mas encontra-se ameaçada na sua integridade física por conta do abandono que vem se consolidando ao longo dos anos.

Não há como desconsiderar que se trata de um prédio concebido pelo mundialmente reconhecido arquiteto Oscar Niemeyer e que foi objeto de tombamento histórico, em 1994. Por conta disso, o Partido dos Trabalhadores espera que o governo do estado de Minas Gerais, articulado com o IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, tome providências urgentes no sentido de prover a recuperação do imóvel, retirando-o do atual estado de decadência.

Cataguases já perdeu o “Painel de Tiradentes” para o estado de São Paulo. Não queremos perder mais um patrimônio. Os jardins de Burle Max, o mobiliário de Joaquim Tenreiro, a escultura de Jan Zack e o painel em pastilhas, de Paulo Werneck, precisam também de restauração e conservação, não podendo ser olhados como obras isoladas.

Mesmo aqueles que não tiveram a honra de estudar em tão augusta escola reconhecem a importância do Colégio Cataguases na formação cultural da cidade. Temos hoje médicos, engenheiros, advogados, escritores, todos profissionais vitoriosos, de várias áreas, que lá se prepararam para o estudo superior – e para a vida, com mestres que marcaram época na educação em nossa cidade.

É importante reforçar que a manutenção e o fortalecimento da memória cultural da sociedade é imprescindível para o seu próprio equilíbrio e sobrevivência. A população só respeita e luta pela cidade que lhe fala ao afeto, que lhe permite ler a sua história pessoal no concreto das ruas, casas e instituições que permaneceram intactas ao longo do tempo.

É preciso que cada um de nós possa reler o livro da sua vida em cada pedaço da cidade. Se apagarmos de nossa memória tudo aquilo que um dia recebeu o nosso afeto juvenil, teremos uma cidade sem alma, sem relação mútua de respeito, teremos um lugar descaracterizado onde ninguém haverá de respeitar ninguém.

Cataguases é uma cidade histórica, berço da arte, manancial de cultura. Se negarmos a nossa vocação mais fundamental, o que seremos num futuro que já se desenha visivelmente ameaçador? Qual será então a nossa face? Como seremos reconhecidos?

“Salvem” o Colégio que é sem par de Cataguases!

Cataguases MG, 02 de Março de 2010

COMISSÃO EXECUTIVA MUNICIPAL

Pedro Cesar Martins ( Presidente); José Francisco Ferreira(Vice-Presidente); Fernando Batista dos Santos(Secretário Geral); Sebastião Colina de Melo(Secretário de Finanças);
Anderson Cabral de Oliveira(Secretário de Comunicação); Edina Edina Rosária da Silva(Secretária de Formação Política ). Vanderlei Teixeira Cardoso(Líder do Partido na Câmara.

Nenhum comentário: