domingo, 14 de dezembro de 2008

Mudança pra valer: os nossos representantes

MUNDAÇA PRA VALER:
CONHEÇAM OS NOSSOS REPRESENTANTES E OS SEUS PERFIS.



Prefeito:


Willian Lobo de Almeida
O Prefeito eleito em Cataguases, que tomará posse no dia 1º de janeiro de 2009, é Willian Lobo de Almeida, 34 anos, o Professor Willian, como é conhecido. Venceu as eleições com 13.840 votos, dos 51.439 eleitores do município, depois de uma campanha em que concorreram outros seis candidatos ao cargo. É o prefeito mais jovem da história da cidade.
É casado com Patrícia Aparecida Barroso de Almeida, dona de casa, com quem têm uma filha, Anna Júlia, de 3 anos e meio. Seus pais são Analiba Ênio de Almeida (operário aposentado da Cia. Manufatora de Tecidos de Algodão) e Ângela Maria Lobo (auxiliar de serviços gerais na Prefeitura e atendente de enfermagem pelo Ipsemg, também aposentada). É o filho mais velho, sendo o irmão caçula, Adnan, 27 anos, funcionário da Estação de Tratamento de Água da Cia. Manufatora.
Como o pai, Willian iniciou sua vida profissional como operário. Aos 14 anos, foi contratado pela Fundição Cataguases, onde trabalhou por um ano. Em seguida, foi para a Cia. Manufatora, permanecendo por nove anos. Antes, estudou em escolas públicas e com 11 anos entrou para a Guarda Mirim de Cataguases, fazendo, durante três anos, serviços internos da prefeitura.
Enquanto estava na Manufatora, estudava. Em 1997, formou-se em Ciências Matemáticas pela então FAFIC, hoje FIC, Faculdades Integradas de Cataguases. Mais tarde cursou a Licenciatura Plena em Química, na Faculdade Santa Marcelina, de Muriaé e fez dois cursos de pós-graduação que o diplomaram Especialista em Química, pela Universidade de Lavras (UFLA) e pela Faculdade Santa Marcelina.
Como professor de Química, foi aprovado em dois concursos públicos e lecionou em escolas do Ensino Médio locais (Colégio Cataguases, Escola Estadual Dr. Norberto e Escola Estadual Francisco Inácio Peixoto). Foi também professor da FIC, faculdade onde se graduou, nos cursos superiores de Engenharia de Produção e Normal Superior. Na Escola Francisco Inácio, foi eleito diretor duas vezes, com 86% dos votos na primeira vez e 91% dos votos na segunda vez, como afirmou. “Minha experiência de gestão na escola Francisco Inácio é que me fez chegar à candidatura a prefeito”, afirmou.
De 2003 a 2008, o Diretor Willian promoveu diversas melhorias na infra-estrutura da escola. A primeira, como afirma, foi a construção do muro, onde os próprios estudantes fizeram pinturas artísticas. Com verba estadual e através da promoção de bingos, almoços comunitários e outras atividades, foram arrecadados fundos para a construção do ginásio poliesportivo, da passarela e dos jardins, de dois blocos de banheiros, as instalações foram adaptadas para portadores de necessidades especiais, climatizou e informatizou a secretaria, montou laboratórios de química e de informática.
Outra experiência que contribuiu para sua carreira política foi a participação no Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação, Sindute, em Cataguases, onde organizou manifestações, greves e exerceu o mandato de diretor financeiro por três anos.
“Assim que assumir a Prefeitura, vamos equacionar as demandas do município, organizando uma equipe técnica para fazer um diagnóstico de todos os setores, a fim de estabelecer metas. A prioridade, depois desse diagnóstico, será a atração de investimentos, contactando empresas e oferecendo incentivos para que elas se instalem em Cataguases. Quero ser um gestor de forma descentralizada, dando autonomia aos secretários para desenvolver o trabalho da melhor forma possível, cumprindo metas”, afirmou o Prefeito eleito.

Vice-prefeito:
José Mantovani Neto, 43 anos, natural de Cataguases. É Médico, Clínico Geral e Geriatra, tendo feito a primeira residência em Belo Horizonte e a segunda em Porto Alegre. Atende em consultório próprio, na Cia. Manufatora de Tecidos de Algodão e pelo SUS, no Centro do Idoso. Exerce o mandato de Vereador de 2005 a 2008, tendo sido eleito cm 950 votos, nesta primeira candidatura. É casado com Evânia Fernanda Siqueira da Silva Mantovani e tem dois filhos, Giovanna, de 10 anos, e Vinícius, de 7 anos.




















SECRETARIAS INDICADAS:

1. Secretaria de Administração:






Jesusimar de Oliveira Dornelas, 38 anos, natural de Cataguases. É sócio-diretor da Precisão Contabilidade, Coordenador do Curso de Ciências Contábeis das Faculdades Sudamérica desde 2006 e Professor da FIC (Faculdades Integradas de Cataguases), desde 2003. É Bacharel e Pós-Graduado em Ciências Contábeis. Iniciou sua vida profissional como estagiário na Caixa Econômica Federal, em 1986, foi admitido na Prefeitura Municipal de Cataguases, onde trabalhou em vários setores. Em 2001 solicitou licença não-remunerada para se dedicar à Precisão Contabilidade, criada com outros sócios. Foi Secretário de Fazenda da Prefeitura de Cataguases. “Pretendo dar o melhor para que nossa cidade tenha uma boa administração pública”, afirmou.
















1. Secretaria de Fazenda:
Paulo Sérgio Ferreira de Sousa (Paulete), 66 anos, natural de Cataguases, aposentado. Formação em nível secundário. Foi funcionário do Banco do Brasil por 33 anos. De 1964 a 1988, trabalhou na agência de Cataguases. Em 1989, mudou-se para Belo Horizonte, onde atuou até 1994, tendo sido gerente geral em três agências, uma delas, a Agência Santo Agostinho, fica ao lado da Assembléia Legislativa do Estado, onde se aposentou. Lá fez muitos contatos com os deputados. Sua experiência seguinte foi na Secretaria de Estado da Indústria e Comércio (Seictur), onde atuou por dois anos e 8 meses, passando pela área de finanças, lidando diretamente com o BDMG e BNDES e percorrendo indústrias de todo o estado. De 1997 a 2000, retornou para Cataguases e assumiu a Secretaria de Desenvolvimento Econômico durante o mandato do então prefeito Paulo Schelb. Realizou também atividades de assessoria industrial, comercial e financeira para empresas de
Cataguases e Belo Horizonte.

1. Secretaria de Indústria e Comércio:
Newton Antônio Dutra, 53 anos, natural de Bicas, mora em Cataguases há 21 anos. É Cidadão Honorário e Benemérito do Município. É funcionário do Grupo Energisa há 21 anos, onde está se aposentando neste mês de dezembro. Atualmente trabalha como Assessor de Desenvolvimento Econômico e Grandes Clientes da empresa. Há 11 anos é o Presidente da Associação Comercial e Industrial de Cataguases. Preside também a Agência de Desenvolvimento de Cataguases e região, é Diretor Administrativo da Coopemata e Vice-Presidente da FIEMG (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais) e do SIEEL (Sindicato das Indústrias de Energia Elétrica e Correlatos do Estado). É graduado em Administração de Empresas e Ciências Contábeis e Pós-Graduado em outros dois cursos: Marketing e Gestão. Sempre trabalhou na área gerencial e administrativa.



1. Secretaria de Cultura e Turismo:
Marisa de Freitas Beghine, 42 anos, natural de Juiz de Fora. Mora em Cataguases há 36 anos. É Engenheira Eletricista da Prefeitura Municipal de Cataguases, graduada em Engenharia Elétrica pela UFJF. Antes de passar no concurso da Prefeitura de Cataguases, trabalhou como autônoma, em sua profissão, durante 17 anos. Além disso atua há muitos anos na área de eventos. Começou com o objetivo de ajudar entidades carentes, dentre elas a Creche Ana Nery. Mais tarde, como diretora de esportes do clube Meca, organizou várias festas para arrecadar fundos para manutenção dos times de futebol infantil e feminino, no qual joga há 10 anos. Há quatro anos foi convidada a dar apoio à Prefeitura de Itamarati de Minas, onde conseguiu reativar a Exposição Agropecuária e o Carnaval que se tornou destaque na região. Trabalhou para incluir a cidade no circuito de turismo Serras e Cachoeiras, do qual Cataguases é membro. “Acredito que Cataguases
tem grande potencial turístico, principalmente na área cultural, pela qual é conhecida em todo o país. Com investimento e muito trabalho, conseguiremos colocar nossa cidade no lugar de destaque que ela merece”, afirmou.


1. Secretaria de Saúde:
Fernando Pacheco Fialho, 42 anos, natural de Cisneiros, MG. É Oficial Administrativo da Prefeitura Municipal de Cataguases desde 1997, concursado. Atualmente exerce o cargo de Secretário Municipal da Fazenda, acumulando, em conjunto, a função de Tesoureiro da mesma secretaria. Já desempenhou também funções nos setores de Compras, Finanças, Licitações e Contratos, foi Chefe da Seção de Serviços Municipais, Chefe da Divisão de Programação e Controles. É graduado em Ciências Econômicas pela Faceca (atual UNIPAC de Visconde do Rio Branco) e pós-graduado em Gestão Econômica, Contabilidade e Controladoria pela faculdade Doctum de Cataguases. Sua experiência profissional começou na Fundição Cataguases, como Auxiliar Administrativo, de 1988 a 1989. Em seguida, trabalhou como Técnico em Edificações, de 1989 a 1995, na Prefeitura (concursado). De 1995 a 1997, foi Analista de Crédito da Brasimac. Na Secretaria de Saúde, sua
experiência em gestão pública será estratégica para atingir as metas da equipe.


1. Secretaria de Educação:
Rosemere Helena de Sousa Silva, 43 anos, natural de Cataguases. Tem 25 anos de experiência em magistério, ocupando atualmente o cargo de Vice-Diretora e professora da Escola Estadual Francisco Inácio Peixoto. Foi diretora, durante nove anos, da Escola Municipal José Esteves. Já trabalhou também nas escolas estaduais e municipais Boa Ventura Abrita (em Cataguarino), Carmelita Guimarães, Professor Quaresma e Manoel Inácio Peixoto. É graduada em Matemática e Ciências pelas Faculdades Integradas de Cataguaes (FIC - 1986) e Pós-Graduada em Psico-Pedagogia pela FIC (1995). Foi coordenadora do GDP (Grupo de Desenvolvimento Profissional, na Escola Francisco Inácio) e coordenadora do Procad (Programa de Capacitação de Dirigentes Escolares do Município de Cataguases). “Acredito muito na capacidade que o educador tem de inserir nos alunos a competência para mudar, sempre pautado na responsabilidade e na valorização profissional, elevando a
auto-estima a cada dia. Sei que sem luta não há conquista”, afirmou.


1. Secretaria de Serviços Urbanos:
Luiz Fernando Gomes da Silva (Teço), 44 anos, natural de Cataguases. É motorista profissional. Tem o primeiro grau completo. Trabalhou por seis anos na Viação Dórico, outros seis anos na Viação Itapemirim e dois anos na Sol Nascente Turismo. É o coordenador da Renovação Carismática Católica da Diocese de Leopoldina e coordena o trabalho social da Casa dos Pequeninos de Jesus.

























1. Secretário de Agricultura e Meio Ambiente:
José Emilton Silva, 49 anos, natural de Laranjal, mora em Cataguases há 21 anos. É Extensionista Agropecuário da EMATER (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais), onde está há 26 anos (desde 1981). Na função, organiza os produtores rurais do município em associações e cooperativas e é responsável pela difusão tecnológica de projetos desenvolvidos por empresas como a Embrapa e a Epamig. Pela Emater, já trabalhou em Almenara (Vale do Jequitinhonha, MG) por cinco anos, em Palma, MG, por nove meses e depois em Cataguases, há 21 anos. É formado como Técnico Agropecuário pelo Colégio Agrícola de Campos, RJ (1977) e Especialista em Extensão Rural pelo Cefet de Florestal (1982). Em 2009 vai ingressar no curso superior à distância de Gestão Ambiental da Unopar. Sua experiência profissional começou aos 18 anos, quando foi professor de Técnicas Agrícolas na Escola Estadual Polivalente, de Coronel
Fabriciano, e na Prefeitura Municipal de Ipatinga, por três anos.


1. Secretaria de Obras:
José Maria Magalhães Sasso, 46 anos, natural de Cataguases. É Engenheiro Civil (UFJF – 1985). Exerce a profissão na iniciativa privada atualmente, tendo desenvolvido e acompanhado várias obras particulares na cidade desde formado. Na Prefeitura de Cataguases, foi funcionário concursado de 1985 a 2001. Durante a primeira administração do Prefeito Tarcísio Delgado, foi Secretário de Planejamento. Nas duas administrações do então Prefeito Paulo Schelb, foi Secretário de Obras. Na administração do então prefeito Tarcísio Henriques Filho, foi Diretor de Obras. Na Prefeitura de Leopoldina, foi Secretário de Habitação, em 2001 e 2002. Atualmente atua também como empresário do comércio varejista, no setor de vestuário.












1. Secretaria de Esportes:
José Vítor Lima, 42 anos, natural de Boa Família (distrito de Muriaé), mora há 11 anos em Cataguases. Durante 15 anos, foi jogador profissional de futebol. Aos 16 anos, foi para o time juvenil do Vasco da Gama, onde jogou com Romário, Mazinho e outros craques do esporte. Acumulou 23 contratos em diversos outros clubes, dentre eles o Vasco, Americano de Campos (RJ), América de Natal, Paraná Clube, Filambanco (no Equador), Vila Nova de Minas e Tupi de Juiz de Fora. De volta a Cataguases, começou a trabalhar com a Escolinha de Futebol no Operário Futebol Clube e no Projeto Escolinha de Futebol da CBF, no bairro Ibrain. Fez cursos como treinador de futebol pela CBF e pelo Sindicato dos Treinadores de Minas Gerais. Foi quatro vezes treinador do Futsal da Seleção de Cataguases no Jime, em jogos no interior do estado, duas vezes treinador de Futsal da Seleção de Cataguases na Copa TV Panorama. Foi treinador da seleção de futebol de Cataguases no
Jime, quando o time foi vice-campeão de Minas Gerais. É Bacharel e Licenciado em Educação Física pela UNIPAC de Leopoldina, tendo se formado em 2006. Há quatro anos, é professor de Educação Física na Escola Estadual Francisco Inácio Peixoto e há dois anos na Escola Municipal José Peloso, no bairro Ana Carrara. Administrou, durante seis anos, o Star Socker. Durante o período em que trabalhou na Escola de Futebol, conseguiu enviar jogadores de destaque para times profissionais, como o Guilherme, que foi para o Atlético Paranaense e está atualmente no Locomotiva de Moscou, na Rússia, o Valmir, ex-jogador do Palmeiras, que hoje está no Vasco, o Felipe, que está no Fluminense, Juninho, que está na Turquia, Washington, que está na Macedônia, dentre outros.


Secretaria de Assistência Social:
José Fernando Antunes Millane, 33 anos, natural de Santana de Cataguases, reside em Cataguases desde 2001. É graduado em Ciências pelas Faculdades Integradas de Cataguases (FIC – 1996) e em Ciências Biológicas pela UNIG (RJ). É pós-graduado em Gerenciamento Ambiental pela Unigranrio (2001). Em 2008 assumiu o cargo de Diretor da Escola Estadual Francisco Inácio Peixoto. Foi Vice-Diretor desta escola desde 2004. É professor desde 1993. Trabalhou também em Santana de Cataguases, na Escola Estadual Severino Rezende e na Escola Municipal Dr. João Batista de Rezende. De 2004 a 2008, é professor de Prática de Formação Docente no curso superior de Ciências Biológicas da FIC. Na faculdade Doctum, de 2004 a 2006, foi professor de Fisiologia e Biologia Celular Em 1999, foi Secretário Municipal de Saúde da Prefeitura Municipal de Santana de Cataguases. “O foco de toda a equipe é tornar efetivo o direito público a todo cidadão”, afirmou.
Procuradoria do Município:



Roosevelt Pires, 56 anos, natural de Cataguases. É graduado em Direito e Matemática. Em 2007 e 2008, trabalhou como Assessor Jurídico da Câmara Municipal de Cataguases. Antes, de 2005 a 2007, foi Diretor da Câmara Municipal. Foi Classista na Justiça do Trabalho por sete anos e trabalhou durante 21 anos na Energisa, no setor de Informática. Serviu a Marinha do Brasil durante cinco anos, no Rio de Janeiro.

6 comentários:

figbatera disse...

Desejamos que essa equipe sob o comando do nosso jovem prefeito não decepcione o eleitorado cataguasense.

Unknown disse...

esta equipe tem que mostra serviços se nao a mudança para valer vai dezabar

CARLOS disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
CARLOS disse...

o povo paga impostos e são livres para lutar pelos seus direitos....e saber onde estão indo a vergas de cataguases....

CARLOS disse...

bom, estou muito idignada com a nova mudança piorou muito, pode ir a secretaria desaúde e ver o descaso do atual secretario desaude, pessoas com guias para amputação d epernas, bexigas fora do lugar, remedio d euso cotinuo e o que oviram do então seceretario de saude nao tem verbas, ele quis dizer morram pq vcs naum são nada meu e mais, pode precensiar uma pessoa que faz trratmanto oncologico e precisa de fazer emaxes ele diz que ela e um gasto para cataguases.... estou tevoltado e uma senhora queria quebrar tudooo...o acesso a secretaria do atual secretario agora e feito por uma janelinha, estão tratando o povo como animais, e ele que na campanha flaou da farmacia do sus com aquela janelinha.... vergonhoso tudo isso espero que o povo nao aceite e lute pelos seus direitos de verdade, pq a prefeitura é do povooo.....

Anônimo disse...

Paulo Lúcio, como posso obter um endereço, para que eu possa me comunicar com o Roosevelt Pires, pois servimos juntos na Marinha de Guerra, e pertencemos á mesma Escola de A. M de Santa Catarina. Ele fazia parte da banda da Escola e do conj. musical. Foi um exelente companheiro e tem muitos amigos da época que gostariam de se comunicar com ele, aguardo resposta.