sábado, 6 de agosto de 2016

Ou vai ou racha!?

Ou vai ou racha!?

Paulo Lucio – Carteirinho

A eleição para prefeito começou. Na última sexta-feira, dia 5 de Agosto, os partidos definiram as chapas. Sendo apenas duas. Uma encabeçada pelo atual prefeito, Zé Roberto, que tentará à reeleição, tendo como vice Marcinho Pimentel. A outra pelo atual vice-prefeito, Brênio Coli, tendo como vice o atual vereador Rodrigo Pimentel.

O que chamou minha atenção foram os rachas. A começar pelo racha entre Zé Roberto e Brênio Coli, atuais prefeito e vice-prefeito, que agora estão em lados opostos. Outro racha foi na família Pimentel. Marcinho Pimentel será vice do Zé Roberto, enquanto seu sobrinho, Rodrigo Pimentel, vice do Brênio Coli. Política tem dessas coisas.

Mas não são apenas os partidos e líderes políticos que estão divididos. A população também está dividida. Sou carteiro e lido diretamente com o povo. Costumo dizer que o correio é o melhor instituto eleitoral. Venho notando que a população está bem dividida. Ouço falar no nome dos dois candidatos. Não dá para arriscar um palpite.

Será uma eleição apertada. E também diferente. Tendo em vista as mudanças eleitorais. A começar pela duração, sendo apenas 45 dias. Antigamente eram 90 dias. Os candidatos terão que correr contra o tempo.

Destaco também outras mudanças, como as doações eleitorais. Vale destacar que as empresas não poderão doar dinheiro para as campanhas. Falando em dinheiro, como a eleição curta, o gasto será menor. Além de que tivemos mudanças também
na produção dos materiais: faixas, banners, adesivos de carros, pintura nos muros... nada daquelas coisas monstruosas que causam poluição visual.

Será uma campanha interessante. Rápida. Com menos barulhos e menos sujeira. Com mais corpo a corpo e militância. Será também uma campanha virtual, com grande participação nas redes sociais, em especial facebook e wat zap.

Por falar nas redes sociais, a febre do momento é o aplicativo Pokémon Go. Um jogo para smartphones, inspirado no desenho animado Pokémon, que permite aos jogadores capturar esses “bichinhos”. Os candidatos a prefeito e também vereadores farão algo parecido, saindo às ruas para capturar eleitores. Fiquem espertos.

Espero que passada a eleição o candidato ganhador una a população em prol de uma Leopoldina melhor.



fotos de João Gabriel Baia Meneghite

Nenhum comentário: