domingo, 8 de março de 2015

Volta Tarcisinho!?

Volta Tarcisinho!?

Paulo Lucio – Carteirinho

Um grito ecoa nos bastidores político de Cataguases: Volta Tarcisinho!

Com a aproximação das eleições de 1026, esse grito ganha força . Já que muitos querem uma terceira via. Nesse caso, o nome do ex-prefeito Tarcísio Filho (Tarcisinho) é um dos mais comentados.

Isso acontece devido o cenário da eleição passada, onde tivemos a polarização. Apenas duas candidaturas. Ocorrendo a concentração das lideranças políticas em dois grupos. Grupo do Cesinha (governo) e do Willian (oposição). Onde ainda não tivemos nenhuma ruptura. Continua polarizado.

Devido a rejeição de ambos, Cesinha e Willian, automaticamente, das lideranças em torno deles, o nome do Tarcisinho ganha força, já que não pertence a nenhum dos dois grupos. Tendo em vista que está fora da política local, mas que acompanha de longe. Para que tenhamos uma terceira via ou mais vias, teremos que ter rupturas.

É o caso do PT, que tem dois nomes fortes, o do Pequeno (Secretário de Assistência Social) e do vereador Majella, ambos da base do governo.

O mesmo ocorre no PMDB, com o Filo (vice-prefeito), Ricardo Dias (secretário de Esporte) e o vereador Fernando Pacheco. Todos da base do governo.

Do outro lado, o da oposição, temos o mesmo cenário. Titoneli e Serafim, que dizem ser candidatos, desfilam pra baixo e para cima ao lado do Willian. Na Câmara, o mandato desses vereadores pautam pela defesa do ex-prefeito.

O cenário atual não é de rupturas. A política continua girando em torno do Willian e do Cesinha. Do lado do Willian, não tem rupturas devido muitos tentaram acordos para vice e as secretarias. Do lado do Cesinha a mesma coisa, além da possível desistência da candidatura dele, lançando alguém do próprio governo. Ninguém quer romper.

Dessa forma, o nome do Tarcisinho continuará sendo o mais comentado, já que ele não pertence a nenhum dos dois grupos. Outro fato é a questão partidária. Tarcisinho não está filiado a nenhum partido, já que o cargo que ocupa, na Procuradoria da República, não permite.

Tarcisinho tem até Outubro para definir seu futuro político. Caso ele queira ser candidato, terá que sair do cargo e se filiar a um partido. E não faltará partido para ele. Saindo na frente de muitos, que terão que passar pela burocracia partidária. Não só municipal, mas também estadual e federal, já que teremos várias interferências. É o caso do PT e PMDB, que junto com o PCdoB, compõem a base do governo Dilma e Pimentel. Dificilmente o PCdoB abrirá mão de Cataguases, tentando obrigar os partidos da base a apoiar a candidatura do seu candidato.

Tarcisinho não terá esse problema, já que pode escolher um partido independente. Sem interferência de fora. Mas primeiro terá que resolver a questão de sua aposentadoria. Resta saber se dará tempo. Até lá, continuará sendo a referência da terceira via. Conseguindo atrair os dissidentes, de ambos os lados, que não são poucos. Criando um grupo forte. Caso ele não venha candidato, seu grupo indicará um nome.

Tudo indica que dessa vez teremos a terceira via

Nenhum comentário: