domingo, 17 de agosto de 2014

Quem vai para o segundo turno?

Quem vai para o segundo turno?

Paulo Lucio - Carteirinho

A morte de Eduardo Campos mudou o cenário político. Tudo indica que Marina será candidata, afinal, na última eleição ela teve quase 20 milhões de votos, 19% do eleitorado. .

Vale destacar que por pouco Marina não foi a cabeça de chapa. Foi cogitado que ela seria a cabeça de chave e o Eduardo Campos o vice. Isso só não aconteceu devido questões partidárias, afinal Eduardo era presidente do PSB, ou seja, o dono do partido, automaticamente, a última palavra era dele.

O PSB não perdeu só seu candidato, mas também seu dono. Antes de decidirem quem será o candidato, terão que decidir que será o novo presidente do partido. Dessa vez sem deixar o lado pessoal falar mais alto, analisando a questão política partidária. Vale lembrar que quando Eduardo Campos assumiu o PSB acabou dividindo o partido. Coisa normal na política. Diversos políticos saíram do PSB, como destaque para os irmãos Cid e Ciro Gomes, além de outros. .

Agora, com Marina a frente do partido, tudo indica que teremos nova divisões, afinal, Marina não é do PSB. Foi para o partido porque o Rede não foi oficializado.

Mas o PSB não tem muito o que fazer, afinal, não tem nomes para substituir Eduardo Campos, nem para vice. Nessa questão falam em colocar o irmão ou a viúva, o que seria muito apelativo, mas para ganhar votos vale tudo. Os partidos que compõem a chapa forçam a barra, como o PPS, que tem como representante Roberto Freire, que poderia ser o vice. Nesse caso, o PSB se divide mais ainda, afinal, o candidato e o vice não seriam do PSB.

PSB virou partido de barriga de aluguel!

Esquecendo Marina e o PSB, gostaria de falar do Aécio e do PSDB. Que passam por algo parecido. Aécio é o dono do PSDB, é o presidente nacional do partido. Sua candidatura dividiu o PSDB. Os tucanos paulistas não concordaram, principalmente, a ala ligada ao Serra.

Visando reverter esse quadro, o PSDB indicou para vice Aloysio Nunes, que é do grupo do Serra. Com isso, o PSDB veio com a chapa puro sangue: presidente e vice tucano. Esse fato também se deu devido a falta de apoio, onde o PSDB coligou com partidos pequenos, sem representatividade, sem lideranças, sem nomes para compor a candidatura.

Com a entrada de Marina na disputa, as coisas complicam para Aécio, que enfrentará duas mulheres. Lembrando que a maioria dos eleitores são do sexo feminino . Segundo dados do TSE, as mulheres representam 51,8% do eleitorado.

Dessa forma, a candidatura de Marina tende a crescer nas pesquisas. Ainda mais nesse momento de comoção. Automaticamente, a campanha de Aécio tende a diminuir.

Até então, havia jogo de compadre entre Aécio e Eduardo, sem se atacarem, visando um possível apoio no segundo turno. Agora esse quadro muda, afinal, dificilmente Marina apoiará o PSDB. Inclusive, foi contra as coligações do PSB com os tucanos em São Paulo e Paraná.

Dessa forma, teremos uma disputa entre o PSB e o PSDB para vê quem vai para o segundo turno com Dilma, afinal, dificilmente Dilma e o PT ficam de fora Mas política é complicado, tudo muda.

Resta agora aguardar as novas pesquisas e o andamento das campanhas. Muito coisa pode acontecer. Hoje o cenário político é esse, vamos daqui pra frente. Farei novas análises.

Nenhum comentário: