domingo, 19 de abril de 2009

9º Sessão da Câmara

Cataguases, 31 de Março de 2004.


Com a presença dos 10 vereadores a reunião começou as 19:10 horas.


- Boiadeiro pediu a dispensa da ata.

Projeto de Lei em votação:

1) 06/09 – O Vereador Vicente, Dispõe sobre a denominação de “Sonino Araújo”, a logradouro Municipal de Cataguases. Aprovado.

2) 12/09 – O Vereador Pequeno, dispõe de utilidade Pública da “Associação de Criadores de Arte, Produtos de Eventos Culturais e Entretenimento – ACRIAR”. Aprovado.

- Pequeno defendeu o projeto lembrando a importância desse projeto para os artistas, e principalmente, para Cataguases, que é reconhecida por movimentos culturais. Lembrou da Casa da rua Alferes onde pretende transformá-la numa casa para encontro artístico, e citou os nomes dos vereadores Boiadeiros, Canecão e Vilela que são músicos e adoradores da arte.

Requerimentos em votação:

1) 15/09 – O vereador Guilherme requer do Executivo : informar o nome da empresa que está coletando o lixo hospitalar, e se a mesma possui credenciamento do órgão competente. Aprovado.

2) 16/09 – O vereador Guilherme requer do Executivo : relações das despesas não empenhadas encontrada pela atual Gestão Municipal. Xerox de todas as notas ficais não empenhadas até 31.12.2008.

3) 17/09 – O vereador Guilherme requer do Executivo: apresentar cópias dos documentos que comprovem os valores desviados da destinação específica encontrados pela atual Gestão.

Requerimento apresentado:

1) O vereador Vicente apresentou um requerimento solicitando a presença do Secretário de Obras para prestar informações.

2) O vereador Pequeno apresentou um requerimento solicitando da Prefeitura as seguintes informações :


· Quanto a FCA(Ferrovia Centro Atlântica) ou a CBA(Companhia Brasileira de Alumínio) recolhe de impostos ou royaltes para utilizar o espaço urbano na passagem dos trens, várias vezes ao dia em nossa cidade?


· Quanto a CBA recolhe de impostos ao município pela exploração da bauxita em nossa região?


· Se existe contrato ou convênio com essas empresas e, em caso positivo, que nos envie cópias desses documentos?

Denunciou que a FCA, na prestação de seus serviços tem deixado a desejar, não terminando as obras que inicia e mantendo a buzina irritante e ensurdecedora no tráfego dos trens; Essas práticas da FCA têm chegado ao nível do desrespeito total à população da cidade. Pequeno vai apresentar em breve um projeto que determina que o trem só possa passar entre as 7:00 as 20:00 horas.

Moção de Pesar:


Foi apresentada uma moção de pesar para João Batista Barbosa.
Comissões:

- Foi criada uma Comissão de Revisão do Regimento Interno e da Constituição Municipal, ficando como presidente Canecão, Relator Guilherme e membro Fernandinho.

- A comissão de assuntos relevantes que está investigando as causas das enchentes, solicitou a presença dos policias e da defesa civil que trabalharam na ajuda das vítimas para prestar informações.

Ofícios:

1) Foi recebido um ofício do gabinete do prefeito, do senhor Ivan, a respeito das indicações, lembrando que o Vereador Pequeno citou que falta do Executivo informações a respeitos das indicações dos vereadores, se estão fazendo, se não vai fazer e outras informações. Ivan respondeu a algumas das indicações e que estará em breve responde as outras.

Carta Aberta à População:

Foi lida uma carta em que a prefeitura ira paralisar no dia 15 de Abril como forma de protesto contra a redução da receita do município. Um protesto elaborado pela AMM que segundo eles a redução prejudica a Educação, Saúde, Obras e limpeza urbanas.

- Pequeno, eu como sindicalista nunca imaginei um dia a prefeitura fazer greve, e que a greve não é o melhor caminho, já que seriam penalizados os usuários da Prefeitura que não são os responsáveis pela falta de uma reforma tributária séria nesse país; insistiu que o foco da AMM está errado, pois a greve atingirá os que, em tese, deveriam ser os apoiadores do movimento; E que os prefeitos deveriam protestar contra o Congresso Nacional que elabora as leis fiscal e tributária para o Brasil. Fechar as portas da Casa para o público é, no mínimo uma temeridade.
Lembrou que a Saúde e Educação recebem verbas próprias e que estão usando essa desculpa como forma de protesto, e que os municípios querem colocar a culpa no Governo Federal mas que na verdade é culpa de más gestões.

- Guilherme é a favor da paralisação, e que a Saúde e a Educação recebem verbas próprias, porém a redução atinge a todas as secretarias e que o município está pagando por más gestões anteriores.

- Canecão lembrou-se do acerto com o INSS, onde o poder público é o maior devedor, e que o governo federal parcelou em 20 anos a dívida. Citou que o governo federal deu com uma mão e tirou com outra, depois de parcelar reduz a receita.
- Schelb lembrou que é a favor da paralisação, citou que não é local e sim regional.

- Boneco citou que é lamentável a atitude da prefeitura, e que vai receber várias críticas e que deveria procurar outros caminhos para protestar.


Grande Expediente:

- Guilherme subiu na tribuna e saudou a presença do Cesinha, lembrando da votação expressiva que teve e citou que a reunião não flui do jeito que a população espera, lembrou que mais importante que as leis é o trabalho de fiscalização, citou que falta motivação do Executivo e que a população muitas vezes não colabora, citando a coleta de lixo quando alguns moradores colocam o lixo depois que a coleta foi realizada.

- Pequeno subiu na tribuna e citou a nova cooperativa, ECOCATA, que ajudou na criação, lembrou da importância dessa cooperativa para o meio ambiente e principalmente no emprego e a economia, lembrando que a associação tem 30 cooperados.

Leu um texto lembrando o recente caso político onde um mundo em crise o Brasil de Lula serve de exemplo para a saída da crise. Citou a frase que o Obhama em relação ao LULA dizendo que ele é o CARA, e lembrou-se da recente foto tirada no encontro do G 20 onde o presidente Lula apareceu na foto entre a Rainha da Inglaterra e o primeiro ministro Britânico, e atrás deles o presidente Americano Obhama, essa foto pode parecer apenas mais uma, mas na verdade mostra o reconhecimento que o Brasil hoje ocupa no mundo, hoje não somos apenas convidados, somos um exemplo para o mundo.
Lembrou também da atual situação do Brasil que deixou de ser devedor para financiador, podendo até emprestar dinheiro para o FMI.

10 comentários:

Wilson Ubá disse...

Na verdade amigo Paulo, não foi votado coisa que realmente atinge a população como deveria ser votado, mas vamos ver issso se repetir 3 anos e 9 meses ainda.

Temos leis o suficiente, basta começar a colocar em dia que a cidada anda, e com relação a licitações, gostariamos que fossem mais transparentes pois não são.

Com relação ao lixo, tenho a dizer que está incorreto a forma como é tratado o lixo no municipio e deveria mudar urgentemente, pois nossas gerações futuras irão pagar caro se não corrigir agora em tempo.

E não concordo(Vanderley Pequeno), ficar bajulando o Lula, ele que faça isso através de outros meios, e na Camara falar de coisas que a população quer ouvir.

E o restante dos vereadores como semprem calados e quando falam só sai coisas que já foram citadas anteriormente e alguns num tem nem tempo de redigir requerimento, pois trabalham muito né mesmo, tadinhos, fico até com dó deles.

Mas...

abraços

CARTEIRINHO disse...

Wilson discordo de você em relação ao Pequeno, ele como petista deve sim defender e falar do Lula, que é o melhor presidente que o Brasil já teve.

Eu critico é o Guilherme que sobe na tribuna simplemente para marcar espaço, sobe e não sabe o que vai falar, fica gaguejando e procurando palavras. Ele que não sabe se faz o dever do vereador ou se defende o prefeito, um morde e assobra.

Em relação aos outros vereadores são todos mudos ou não sabem o que falar, ou pior não sabem o que fazem lá.

Francisco Centro disse...

O Vereador Pequeno esqueceu de dizer que o Brasil e seu Presidente poderiam tambem dar exemplos de corrupção e malversação de dinheiro publico.Quanto ao vereador Guilherme isto é um perigo,procurem saber da sua vida que vão se arrepiar.Ou seja com esses politicos Cataguases esta fu......

CARTEIRINHO disse...

Em relação a falar dos problemas de Cataguases quem deve fazer isso é o povo, a tribuna é um espaço para todos, acho que ao invés de criticar devemos ocupar esse espaço, eu que em breve subirei para cobrar das autoridades alguns problemas no meu bairro,ou melhor, da minha rua.

se cada um fizer a sua parte de cidadão e cobrar mais das autoridades vamos resolver quase todos os problemas.

CARLOS ROBERTO (pirulito) disse...

pAULO lUCIO. a CAMARA DEVERIA CEDER EM TODAS AS SUAS REUNIÕES 5 MINUTOS PARA UMA PESSOA DA POPULAÇÃO FALAR SOBRE SEU BAIRRO E SUA RUA. eU TENTEI PEDIR ESTE ESPAÇO E ATE HOJE NÃO CONSEGUI,POIS A CAMARA SABE QUE EU VOU LÁ PARA COBRAR DAS AUTORIDADES. o PEQUENO PODERIA DAR ESTA IDEIA OU ELA PODE SER EXIGIDA DA CAMARA POR QUALQUER UM.

CARTEIRINHO disse...

Carlos Alberto todos tem direito de subir na tribuna, mas para isso deve se inscrever. Vamos começar a cobrar das autoridades e vou procurar saber mais detalhes a respeito do povo na tribuna.

Caso alguém não consiga subir na tribuna me avisa para que possa passar para o Pequeno, e vou colocar também no blog uma denúncia, e em breve subirei.

Francisco Aracati disse...

FIQUEM SABENDO QUE O SR PREFEITO TINHA UMA REUNIÃO NO DISTRITO DO ARACATI ONTEM DIA 20/04/2009 A COMUNIDADE ESTA ESPERANDO O MESMO ATÈ HOJE.QUE MOLECAGEM

Unknown disse...

Francisco, se ele realmente fez isso demonstra como ele está perdido, sem saber o que fazer. Ele teve aqui no meu bairro, Vila Reis, numa reunião e tenho certeza que o que ele ia falar ai era o mesmo que falou aqui, discurso de político é o mesmo.

Ele que tenta fazer algo novo, um prefeito do povão, que vai nos bairros, festas e nas casas dos moradores, porém acho que deveria primeiro fazer as mudanças para depois ir no povo e mostar.

Eu o considero uma boa pessoa e tenho admiração por sua coragem de encarar as urnas. Acontece que ele não tem bagagem e nem maldade política.

Foi muito bem votado e muito bem apoiado, acontece que quem apoia quer algo em troca e não tem como agradar a todos, ele ta sentindo na pele a falta de experiência política.

Pensou que ia ter apoio do partido, o qual ele sempre foi contra quando era sindicalista, um partido que tá mais preocupado nas eleições para presidente e governador do que para o povo.

E sem apoio e sem experiência ele vai sendo criticado o que aumenta a tensão, eu não queria estar na pele dele.

Se não bastasse as críticas políticas tem também os boletins maldosos e as críticas pessoais, expndo sua vida e sua família a público.

Eu não tenho nada contra a ele, apenas politicamente, sou contra qualquer partido de direita, e contra os prefeitos que não fazem nada, por isso eu o critico, mas fico triste, pois se tem críticas é porque as coisas vai mal e quem acaba sofrendo é o povo.

Prefeito comece a trabalhar e apresentar as mudanças.

Carlos J. Barbosa disse...

Srs, pelo visto so mudaram os nomes de nossos governantes, pois, as atitudes continuam as mesmas. O prefeito não consegue administrar sem dinheiro, os vereadores não SABEM COBRAR, digo fiscalizar as atitudes do executivo, muito menos propor mudanças que realmente o municipio precisa. FALTA FOCO PARA TODOS. Acho que antes de começarem o dia devam pensar "O QUE DEVO FAZER ?" "COMO POSSO AJUDAR O MUNICIPIO ?". Gente, problema é pra ser resolvido e não apenas discutido, onde fica a objetividade nisto ?
Se o prefeito não faz, toda a semana a Camara deve levar um representante de um bairro para levar os problemas e estes serem discutidos e depois de levantado os problemas de toda a cidade, eleger prioridades, e ai sim,levado ao prefeito. Sera que eles (vereadores) conhecem um PDCA, PMP ou PERT/CPM ou algo sobre Projetos? é o que deveriam fazer para cada problema. Este sempre foi meu receio quanto a eleição de não profissionais para a Adm Publica. Nos não elegemos ninguem pra fazer politica simple e pura e sim para resolver os problemas do municipio, levá-lo ao desenvolvimento sustentavel. Se for para nós, cidadãos, ficarmos levando os problemas ao plenario e ou reivindicando melhorias. Fechemos a camara a prefeitura e que se faça a verdadeira administraçõ publica, "Pelo povo, para o povo".

Unknown disse...

Carlos, concordo com você, precisamos cobrar das autoridades, mostrar que temos voz e que queremos as mudanças.

E devemos usar o plenários e fazer valer nossos votos.